Depois do sucesso em seu primeiro ano, o Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos retomará as suas atividades na próxima segunda-feira, 4. O projeto, que proporciona a crianças com deficiência iniciação em esportes adaptados, viu 18 de seus alunos serem indicados no ano passado para equipes de base das modalidades – dez a mais do que a meta estabelecida. As aulas ocorrem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
“Este ano o desafio é bem maior. Quando começamos, já era um grande desafio e mantermos o nível é mais difícil ainda. Nós já passamos da fase de adaptação e agora precisamos nos aperfeiçoar. A expectativa este ano é entregar mais dez crianças para os técnicos das Seleções”, projetou Elza Leão, líder do projeto na Coordenação de Esporte Escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Centro de Formação Esportiva é um projeto do CPB, que teve início em abril de 2018 e promove a experimentação de oito modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. O projeto finalizou o último ano com 330 alunos frequentes e quer atender 500 estudantes.
Além de quatro turmas regulares no período da tarde, duas com aulas às segundas e quartas-feiras e duas às terças e quintas-feiras, o Centro de Formação tem uma turma às sextas-feiras composta pelos alunos que os professores identificam como potenciais atletas.
Podem participar deste projeto crianças com deficiência física, visual ou intelectual, de 10 a 17 anos, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)