Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Carol Santiago faz 2º melhor tempo da temporada nos 100m borboleta a 39 dias do Mundial

Carol Santiago durante prova pelo Campeonato Brasileiro de natação no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana / CPB

Matéria atualizada às 19h30*

A nadadora pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), fez o segundo melhor tempo mundial da temporada nos 100m borboleta, na manhã desta sexta-feira, 23, durante o segundo dia do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação, competição que reúne 261 atletas até sábado, 24, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Ela completou a distância em 1min06s62, tempo próximo à sua própria marca de 1min05s39, a melhor do ano até aqui e registrada no último mês de março, também na capital paulista.

Carol é uma dos 29 atletas que representarão o Brasil no Mundial de natação paralímpica, que será realizado em Manchester, Inglaterra, de 31 de julho a 6 de agosto deste ano, ou seja, começará daqui a 39 dias. Em junho de 2022, na Ilha da Madeira, Portugal, última edição da competição, a pernambucana foi a terceira melhor atleta de todo o torneio, com sete conquistas – seis ouros e uma prata. Ela ainda foi a maior medalhista do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, com cinco medalhas no total, sendo três ouros, uma prata e um bronze.

“Nós testamos diferentes estratégias de prova. A ideia era ser bem valente, passar forte e vir com o que dava na volta. Saiu um tempo muito bom, bem próximo do melhor tempo que eu já fiz neste ano. Foi a minha segunda melhor marca da vida nos 100m borboleta. Então, eu estou muito satisfeita. Estamos no caminho certo e, agora, é só aguardar agora o Campeonato Mundial”, disse a pernambucana, 38, representante do Grêmio Naútico União (GNU/RS) e campeã paralímpica nos 50m livre, 100m livre e 100m peito nos Jogos de Tóquio 2020. Ela tem síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão.

Outro brasileiro convocado para o Mundial de Manchester e da classe S12, o carioca Douglas Matera também nadou os 100m borboleta no Brasileiro e estabeleceu o quarto melhor tempo da prova masculina, no mundo, em 2023, com a marca de 59s08. O próprio nadador já havia cumprido a distância de forma mais rápida nesta temporada, ao nadar para 58s49, em Sheffield, Inglaterra, no último mês de março.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação reúne 261 atletas de 16 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e o DF. Eles estão divididos em 61 clubes e 12 disputas: 400m livre, 50m borboleta, 50m costas, 50m livre, 50m peito, 100m borboleta, 100m costas, 100m livre, 100m peito, 150m medley, 200m livre e 200m medley. Ainda na tarde desta sexta-feira, foram realizadas as provas de 50m livre e 200m medley, transmitidas no Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Nessas disputas, Carol voltou a se destacar nos 50m livre, completados em 27s02, tempo só superado por ela própria neste ano, na etapa do World Series de Lignano, Itália. À oportunidade, ela quebrou o recorde mundial com a marca de 26s68. Outra convocada para o Mundial que estabeleceu o que seria o segundo tempo do ano nos 50m livre foi a fluminense Mariana Gesteira (S9). Ela nadou para 28s12, marca que fica atrás apenas dos 27s89 registados por ela mesma no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no mês passado.

No sábado, 24, as disputas começarão às 10h (de Brasília), separadas por classes e realizadas em finais diretas, ou seja, sem eliminatórias. Além de Carol, os outros 28 atletas do país convocados para o Mundial de Manchester estão no Brasileiro os também campeões paralímpicos de Tóquio 2020: Gabriel Araujo, S2 (limitações físico-motoras), que quebrou o recorde mundial nos 50m borboleta nesta quinta-feira, 22, na abertura da competição; Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); e Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores).

Patrocínios
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira e Talisson Glock são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
O atleta Talisson Glock é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery