Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cariocas colocam à prova mudança para SP na 1ª Nacional do Circuito Loterias Caixa

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá nos dias 2 e 3 de junho, a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal estão inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122. Para as velocistas cariocas Alice Correa, da classe T12, e Táscitha Oliveira (T36) esta será a primeira competição nacional desde a mudança para a capital paulista, sob a tutela de novos técnicos e clubes.

Ambas saíram do Rio de Janeiro e vieram para São Paulo no início desta temporada para treinar com o grupo de atletas do centro de referência de atletismo, que funciona no Centro de Treinamento Paralímpico. As atletas possuem Índices Técnico Competitivos (ITC) superiores a 93% em suas respectivas provas, e isso as tornou elegíveis para compor o grupo. “Identificamos uma carência estrutural na rotina dessas atletas e as convidamos para vir para São Paulo e treinarem conosco”, comentou Ricardo Melo, coordenador-técnico do atletismo paralímpico pelo CPB. 

Atualmente, treinam no CT Paralímpico cerca de 50 atletas e atletas-guia de diversos clubes do país. Alice, de 22 anos, representa o ADC Intelli, de Orlândia (SP), e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 faturou a medalha de prata no revezamento 4x100m T11 – T13 feminino ao lado de Thalita Simplício, Lorena Spoladore e Terezinha Guilhermina.

“A estrutura aqui é bem melhor do que eu tinha no Rio, pois tenho à disposição apoio médico, fisioterápico, tudo que um atleta de ponta precisa. Ainda estou em fase de adaptação aos novos treinos, à rotina e à cidade. Aos poucos, tudo vai se encaixando”, disse Alice, que nasceu com glaucoma e catarata.

Tascitha, que representa o CAD – São José do Rio Preto (SP), mudou-se para São Paulo no início do ano com a sua mãe, que deixou o emprego no Rio para estar ao lado da filha. Tascitha tem sua coordenação motora, equilíbrio e fala comprometidas devido à paralisia cerebral. A atleta de 25 anos está convocada para a etapa de Berlim, na Alemanha, do Grand Prix da modalidade. O evento compõe o principal circuito internacional da modalidade – organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Ao todo, 40 brasileiros participarão desta competição na Europa.

“Estou animada para o Grand Prix de Berlim. Treino todos os dias aqui no CT Paralímpico, até duas vezes ao dia dependendo da fase do treinamento. Quero representar bem o Brasil, e a etapa Nacional vai ser uma boa preparação. Gosto muito de treinar aqui no CT, ter bons atletas por perto agrega aos treinos”, declarou Tascitha.

Dentre os participantes da competição do próximo sábado, 237 adquiriram vaga em uma das etapas regionais do Circuito Loterias Caixa, que ocorreram de fevereiro a abril, em quatro regiões do país. Outros 50 já detinham o índice técnico mínimo que os credenciou para as nacionais. A segunda etapa será em agosto. E, em outubro, a terceira fase ganhou a alcunha de Campeonato Brasileiro, reunindo só os melhores do ano. Os três estágios serão no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

O calendário das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa em junho ainda contempla a abertura do nacional de natação, no fim de semana dos dias 9 e 10, e halterofilismo em 22, 23 e 24 – esse último, será realizado simultaneamente à II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, também no CT Paralímpico.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Serviço
Data: 2 e 3 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação* 
Circuito Loterias Caixa de atletismo
Sábado (2/6) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (3/6) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery