O Brasil conquistou duas medalhas na Copa do Mundo de Paracanoagem de Szeged, Hungria, na madrugada desta sexta-feira, 14. O canoísta Fernando Rufino conquistou o ouro nos 200m KL2 masculino, enquanto Debora Benevides foi vice-campeã nos 200m VL2 feminino. A competição teve início na quinta, 13, e segue até este sábado, 15 de maio.
Rufino chegou à final como o mais rápido da classificatória realizada na última quinta. Já Benevides estreou na competição apenas no dia seguinte.
O Brasil está representado por seis atletas nesta 1ª Etapa da Copa do Mundo de paracanoagem: Adriana Gomes de Azevedo, Debora Raiza Benevides, Fernando Rufino de Paulo, Luis Carlos Cardoso, Mari Christina Santilli e Giovane Vieira de Paula.
A competição conta com mais de 130 atletas de 37 países que disputam pelas últimas vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados em agosto. O programa da paracanoagem foi ampliado desde a última edição dos Jogos, Rio 2016, em que o esporte estreou com seis provas. Na capital japonesa, serão nove. Uma ampliação de 60 para 90 competidores.
O Brasil já conquistou quatro vagas da modalidade para os Jogos de Tóquio, todas obtidas no Mundial de 2019, também realizado em Szeged. As vagas da canoagem brasileira foram nas provas VL2 masculino e feminino, VL3 masculino e KL2 masculino.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)