O piauiense Luis Carlos Cardoso faturou a medalha de bronze no Mundial de Canoagem, nesta quinta-feira, 23. A competição, que ocorre em Montemor-o-Velho, em Portugal, conta com a participação de 150 atletas de 36 países. O evento segue até o próximo domingo, 26.
O brasileiro Luis Carlos, da classe KL1, completou a prova de 200m em 51s376. O primeiro lugar ficou com o italiano Esteban Farias, que terminou a prova em 49s796. Já a prata foi conquistada pelo húngaro Róbert Suba, com o tempo de 50s606. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o canoísta brasileiro conquistou o quarto lugar nessa prova.
O atleta Luis Carlos Cardoso, 33 anos, era dançarino até que, em 2009, perdeu os movimentos das pernas devido a uma infecção na medula. No último Mundial de canoagem, ele foi medalhista de ouro e de bronze.
Além de Luis Carlos, outras duas brasileiras competiram nesta quinta-feira, 23. Mari Santilli, (KL3) ficou com o quarto lugar na prova de 200m, com o tempo de 56s606, e Debora Raiza (KL2) terminou em nono também a prova de 200m, com o tempo de 1min03s477.
Nesta sexta-feira, 24, mais três brasileiros competirão no Mundial. Fernando Rufino (KL2) e Caio Ribeiro (KL3) disputarão a final A, cada um da sua classe, e Giovane Vieira (KL3) a Final B. Todos na prova de 200m.
O Mundial é o maior desafio para a canoagem, nesta temporada. Internacionalmente, o calendário da modalidade reserva para o mês de setembro o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, no Canadá. Já o Campeonato Brasileiro acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba, Paraná.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)