A equipe da natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início ao “Camping Virtual” nesta segunda-feira, 6, com jovens atletas que compõem as Seleções sub-18 e sub-20, além da equipe nacional do Centro de Referência e do projeto Camping Escolar Paralímpico 2020.
Além de palestras com profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) sobre fisioterapia, medicina, psicologia, e técnica de nado, acontece também uma gincana de conhecimento sobre a história do Movimento Paralímpico.
No primeiro dia da atividade, os atletas foram divididos em dez grupos e tiveram que escolher nome, logo para a equipe, assim como um nadador brasileiro para apadrinhar o time. Dentre os padrinhos, estão medalhistas paralímpicos como André Brasil, Phelipe Rodrigues, Ruiter Silva e Edênia Garcia, e os campeões mundiais Carol Santigado e Wendell Belarmino.
“Achei muito legal a ideia de as equipes terem um padrinho. Os atletas poderão ser guiados por atletas renomados. O projeto do Camping precisa, basicamente, da presença dos atletas para ter a interação entre os atletas mais novos e os mais experientes. Conseguir fazer com que essa dinâmica virtual tenha uma interação com os mais velhos é muito importante. Estou muito feliz por ser padrinho. Recebi convite de quatro equipes e escolhi a que me chamou primeiro, a Esquadrão Paralímpico”, contou Phelipe Rodrigues, medalhista de prata nos 50m livre no Mundial de Londres 2019 e medalhista paralímpico nos Jogos Rio 2016.
E MAIS
Equipe da natação paralímpica do CPB realiza "Camping Virtual" com jovens atletas
Para o campeão parapan-americano em Lima 2019 nos 50m e 100m livre da classe S9, Ruiter Silva, o apadrinhamento serviu para lembrá-lo que jovens nadadores se inspiram nele.
“Eu fiquei muito surpreso quando me chamaram para ser padrinho do time Superação e União. Fiquei muito feliz e honrado porque, às vezes, a gente não tem noção da dimensão da influência dos nossos resultados na vida dos atletas mais novos. Eles se espelham, sim, na gente e isso, pelo menos para mim, não era tão realidade. A iniciativa do Camping virtual é muito importante para esses nadadores para lembrarem dos objetivos e manterem o foco”, contou o nadador que tem má-formação congênita no braço esquerdo.
A cada dia do Camping, os atletas receberão as atividades que contarão pontos. Nesta terça-feira, 7, aconteceu uma votação aberta no Instagram do técnico-chefe da natação paralímpica, Leonardo Tomasello, na qual o público precisava comentar o nome da sua equipe favorita. O conjunto que obtivesse o maior número de votos venceria a tarefa do dia. Ao final da gincana, as três equipes com maior pontuação ganharão prêmios.
Para o fluminense Daniel Mendes, 18, participante do Camping Escolar Paralímpico 2020, a realização do “Camping Virtual” reforçou o compromisso do CPB com os atletas mais jovens. “Gostei muito da iniciativa pois mostra que o Comitê realmente se importa com o nosso futuro na natação paralímpica. O Camping Virtual está incrível. Os encontros online eram a única maneira viável de termos esse aprendizado em meio à pandemia”, contou o jovem nadador da classe S7.
O Camping Escolar Paralímpico tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Os alunos do Camping deste ano foram selecionados durante as Paralimpíadas Escolares de 2019, que ocorreram em novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O projeto realiza dois encontros anuais no mesmo CT, sendo um em janeiro e outro em julho.
Confira abaixo os nomes das equipes e seus respectivos padrinhos:
Alligator Team – padrinho André Brasil
Vencendo Barreiras – madrinha Maria Dayanne da Silva
Império Aquático – madrinha Isabelle Velásquez
Aegir – padrinho Wendell Belarmino
Superação e União – padrinho Ruiter Silva
Para Confinados – madrinha Esthefany Rodrigues
100 Limites – madrinha Carol Santiago
Paralympic Squad – madrinha Camille Rodrigues
Esquadrão Paralímpico – padrinho Phelipe Rodrigues
Aqua Flash – madrinha Edênia Garcia
Confira a programação do "Camping Virtual" da natação paralímpica:
Terça, às 19h30
Rafael Martins – Fisioterapia
Quarta, às 19h30
Leonardo Tomasello – Técnica de treinamento
Quinta, às 19h30
Hésojy Gley – Medicina esportiva
Sexta, às 19h30
Fabrizio Veloso – Psicologia esportiva
Sábado, 10h
Henrique Oliveira – Treino
Time São Paulo
Os atletas Edênia Garcia e Phelipe Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Geraldo, Carol Santiago Phelipe Rodrigues, Ruiter Silva e Wendell Belarmino são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)