Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Camping Escolar Paralímpico promove treinamento a mais de 100 promessas do esporte

Foto: Alê Cabral/CPB

A primeira fase do Camping Escolar Paralímpico 2020 foi um sucesso ao proporcionar a 112 jovens em idade escolar a vivência da rotina de um atleta de alto rendimento durante os dias 28 de janeiro e 5 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, foram participantes de 21 estados e do Distrito Federal.

Os alunos do Camping deste ano foram selecionados durante as Paralimpíadas Escolares de 2019, que ocorreram em novembro também no CT Paralímpico. Na ocasião, o evento contou com cerca de 1.220 competidores, de 12 a 17 anos, um número recorde de participantes.

Já o projeto de 2020 também selecionou 28 professores para visitarem o CT Paralímpico e terem contato com os técnicos das Seleções Brasileiras e profissionais do CPB. O professor Sebastião Valderino, que atua na rede municipal de Areia, no interior da Paraíba, e treina seus alunos de atletismo em chão de terra batida, campos de futebol ou na rua, foi um dos educadores escolhidos.

“A experiência foi ótima, porque eu venho com o meu conhecimento sobre a minha realidade e aqui tenho a visão de uma estrutura de primeira, com os técnicos e a estrutura dos profissionais do CPB. Tudo isso vai me ajudar porque a cada dia aprendo mais e vou levar o conhecimento daqui para lá e me adequar. Vou melhorar as técnicas de arremesso de lançamento e fazer testes de velocidade", comentou o professor.

LEIA MAIS
Participante do Camping Escolar Paralímpico foi convidada para Seletiva Olímpica
Atletas do parabadminton celebram estreia da modalidade no Camping Escolar Paralímpico

A novidade desta terceira edição foi a inclusão do parabadminton às 12 modalidades já contempladas pelo projeto. Uma das jogadoras do esporte estreante é Maria Pereira, 15 anos, que veio de Estreito, interior do Maranhão. Ela nasceu com má-formação no braço direito e compete pela classe SU5.

“Eu pensava que só tinha eu com essa deficiência. Eu era muito isolada e vir aqui abriu a minha mente e perdi a vergonha da minha deficiência. O treino foi pesado, chorei e até pensei em desistir, mas liguei para minha mãe e ela me motivou a treinar. Aprendi técnicas para melhorar meu jogo, como aumentar a movimentação na quadra e fazer saques longos”, relatou Maria.

O projeto Camping Escolar Paralímpico realiza dois encontros anuais no CT Paralímpico, sendo um em janeiro e o outro em junho. A próxima etapa desta edição será de 23 de junho a 1º de julho.

Na primeira edição do Camping (2018), houve treinamento apenas de atletismo e natação e foram atendidas 34 crianças. Já em 2019, o projeto passou a contemplar todas as modalidades das Paralimpíadas Escolares: basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, reunindo 98 atletas no ano passado. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery