Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeonato Brasileiro de halterofilismo é a última chance para atletas atingirem índices ao Mundial

O ahlterofilista Gustavo Souza durante a 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Campeonato Brasileiro de halterofilismo, competição que ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, é a última oportunidade para atletas do país atingirem índices para o Mundial da modalidade, marcado para 22 a 30 de agosto deste ano, em Dubai.

O torneio nacional, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), recebeu 120 inscrições de halterofilistas, dentre os quais 17 já têm indices para o Mundial de Dubai. No entanto, nem todos os detentores de tais marcas irão para a competição no Oriente Médio, já que o CPB só poderá convocar até dois halterofilistas por categoria. Se mais de dois atletas com o mesmo peso atingirem o índice, serão analisados os critérios de desempates estabelecidos pelo CPB e disponíveis neste link.

Entre os halterofilistas inscritos no Campeonato Brasileiro que buscam a marca para o Mundial, está o carioca Gustavo de Souza, 23, da categoria acima de 107 kg. Na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade, realizada no início de março, o atleta chegou a bater o recorde brasileiro entre os competidores do seu peso, mas não alcançou o índice necessário (218 kg) para estar apto a disputar o torneio em Dubai. À oportunidade, ele levantou 212 kg.

“Nessas últimas semanas, eu e meu treinador trabalhamos muito em cima dessa carga de 218kg. Foi um período duro e produtivo. Estamos com expectativa muito boa. Saí da última competição motivado por ter conseguido um novo recorde”, disse Gustavo, que teve a perna direita amputada por ter nascido com má-formação no membro e busca uma vaga para sua primeira competição internacional na carreira.

Além de novatos como Gustavo, o Campeonato Brasileiro também reúne halterofilistas que já ostentam conquistas internacionais, exemplos de Mariana D’Andrea, campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020 e vice-campeã mundial na categoria até 73 kg, e Bruno Carra, medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 na categoria até 54 kg.

Imprensa 
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. Nos dias do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Campeonato Brasileiro de halterofilismo
Dias e horários:
14 e 15 de abril – a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – Vila Guarani – São Paulo.

Patrocínios
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery