Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeão e recordista paralímpico diz como será enfrentar atletas olímpicos no Desafio CPB/CBAt 

Alessandro Silva se ajoelha no Estádio Olímpico de Tóquio, onde conquistou sua segunda medalha de ouro paralímpica no lançamento de disco | Foto: Miriam Jeske/CPB
O campeão e recordista paralímpico no lançamento de disco da classe F11 (para cegos), Alessandro Silva, 37, é um dos 59 atletas com deficiência inscritos até agora no Desafio de atletismo CPB/CBAt, que ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 31 de março e 2 de abril.  

Além de atletas paralímpicos, o evento, organizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), também vai reunir esportistas olímpicos em provas de pista e campo na zona sul da capital paulista. Ao todo, o desafio deve receber cerca de 100 atletas. 

Alessandro conquistou a medalha de ouro e quebrou o recorde paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020, ao atingir a marca de 43,16 m no lançamento de disco. O recorde anterior também era dele (43,06 m). 

O paulista de Santo André afirmou que competir com atletas sem deficiências será um “grande aprendizado”. “A oportunidade de trocar experiências com esportistas olímpicos é fantástica. Nós, atletas, com ou sem deficiências, sabemos o quanto é difícil nos mantermos em alto nível. Nossa vida é feita de muitos treinos, muita dedicação e de sempre buscar o nosso melhor. Encaro o Desafio CPB/CBAt como mais uma oportunidade de mostrar o meu trabalho e me aperfeiçoar no âmbito esportivo”, destacou o atleta, que também relembrou o encontro que teve com Darlan Romani, atleta olímpico que foi quarto colocado nos Jogos de Tóquio e, recentemente, sagrou-se campeão mundial indoor no arremesso de peso. 

“Eu o admiro muito. Ele é uma grande inspiração para todos nós e já tive a oportunidade de conversar com ele sobre esporte. Nestes bate-papos, acabamos absorvendo coisas que levamos para a carreira e para a vida”, finalizou Alessandro. 

As competições do Desafio CPB/CBAt serão divididas em sete etapas durante todo o ano de 2022. Além de receber a primeira nesta semana, o CT Paralímpico também sediará a segunda, terceira e a sétima. As outras ocorrerão em Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, respectivamente.

Além de Alessandro, outros medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio estarão presentes nesta etapa, como Beth Gomes (ouro e recordista mundial no lançamento de disco na classe F52), Petrúcio Ferreira (ouro e recordista paralímpico nos 100 m na classe T47), entre outros.

“O Desafio de atletismo CPB/CBAt é muito importante para analisarmos as condições dos nossos atletas e avaliarmos como estão os nossos treinamentos. Nas provas com competidores andantes, ainda haverá a possibilidade de eles se desafiarem contra atletas olímpicos”, afirmou João Paulo Alves da Cunha, coordenador de atletismo do CPB.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Desafio de atletismo CPB/CBAt
Dias e horário: 31 de março, 1º e 2 de abril – a partir das 8h30
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Time São Paulo
O atleta Alessandro Silva é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
O atleta Alessandro Silva é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery