Além da jovem, outros onze atletas participam desta fase de treinos. Entre eles, a tocantinense Jade Lanai, campeã do Aberto dos EUA no ano passado, nas chaves de simples e duplas na categoria Júnior, e eleita Atleta Revelação no Prêmio Paralímpicos 2022.
Vitória tem artrogripose múltipla congênita, que limita os movimentos das articulações. Ela afirmou que nasceu com apenas 26 semanas de gestação. “Fiquei quase um ano na UTI, na incubadora. Passei por diversas cirurgias após meu primeiro ano de vida e minha família comemorou muito meu primeiro aniversário porque os médicos diziam que não tinha expectativas de melhora para o meu quadro.”
A jovem começou a praticar tênis em cadeira de rodas aos 7 anos de idade no instituto que frequentava em Uberlândia, sua cidade natal.
Vitória é a segunda colocada no ranking mundial juvenil e foi campeã de duplas com a estadunidense Maylee Phelps, no torneio Fundação Cruyff – voltado para atletas da categoria Júnior – realizado na França, nos dias 25 e 29 de janeiro deste ano.
“Antes de participar de uma competição internacional, eu não tinha noção da grandeza do esporte. Hoje, vejo o tênis como um trabalho e desejo que todas as pessoas tenham a oportunidade de viver boas experiências que o esporte proporciona.”, comentou a jovem.
Ainda neste ano, a tenista também já participou do Camping Escolar, projeto idealizado pelo CPB com o objetivo de proporcionar o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento a jovens.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)