Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasília recebeu a 2ª etapa da Copa Brasil de Ciclismo no último fim de semana

A capital federal recebeu no último fim de semana, 27 e 28 de abril, as disputas da segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, realizada em um circuito bastante duro, que explorou todas as qualidades técnicas dos competidores.

Na prova de resistência deste domingo, mesmo com a ausência de alguns dos principais atletas da Seleção Brasileira, que embarcaram para realizar um período de intercâmbio antes das próximas etapas da Copa do Mundo, o ritmo foi alucinante do início ao fim. Os primeiros colocados somaram pontos tanto no ranking brasileiro como no ranking mundial classificatório para os Jogos de Tóquio 2020.

“Este ano, todas as nossas provas serão válidas pelo ranking UCI [União Ciclística Internacional]. É uma forma que encontramos de oportunizar a participação de todos os atletas brasileiros em eventos de nível internacional. Outro fator positivo é poder colocar os nossos principais nomes pontuando no ranking classificatório para os próximos Jogos Paralímpicos dentro de casa, reduzindo custos e desgastes com algumas viagens para o exterior”, declarou Edilson Rocha “Tubiba”, Coordenador do Paraciclismo na CBC.

Na categoria mais concorrida, classe MC5, Johnatan Mineiro (Avulso) fez bonito e garantiu o título em grande estilo. O atleta imprimiu um forte ritmo no início da prova e rapidamente se distanciou dos seus adversários, terminando isolado na primeira colocação. Gilberto de Sousa Silva (Avulso) ficou na segunda colocação e Roberto Carlos Silva (Avulso) fechou o pódio.

“O clima seco de Brasília e o sol forte deixou a prova ainda mais difícil. Foi preciso tomar muito cuidado com a hidratação correta para não interferir no rendimento. Fiquei feliz com a vitória, todos estão de parabéns”, comentou Johnatan Mineiro.

Entre as Handbikes (bicicletas impulsionadas com os braços), os atletas Eduardo Ramos Pimenta (MH3), do Time Para-Capital, e Fernando Aranha Rocha (MH4), do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, foram os principais destaques.

Na Tandem, categoria para deficientes visuais, a disputa também foi apertada e os títulos ficaram com Marcelo Lemos e Hélder Fernandes (Piloto), do Instituto Athlon, no masculino, e Gilce Cristina e Lorena Oliveira (Piloto), da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá, no feminino. O resultado completo da prova de estrada está disponível aqui.

Classificação completa:

Prova de resistência

Prova de Contrarrelógio Individual

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery