Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20 reúne mais de 330 atletas no CT nesta semana

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-17 e Sub-20 no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto: Alessandra Cabral/CPB.

A 3ª edição do Campeonato Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20 começará nesta quarta-feira, 16, e terminará no domingo, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 335 atletas inscritos: 139 competidores do sub-17 e 196 do sub-20.

A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem o objetivo de identificar novos talentos nacionais da modalidade, em provas de pista e campo, nas quais o país tem a maior quantidade de medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos: 206 (58 ouros, 81 pratas e 67 bronzes). O Brasil foi o terceiro melhor país na modalidade nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos.

Entre os inscritos estão joias da casa reveladas pela Escola Paralímpica de Esportes do CPB (veja mais sobre o projeto abaixo), como os paulistas Geovanne Amorim, que disputará os 100m, 400m e 800m da classe T54 (cadeirantes), e Andressa Vitória, que competirá nos 400m e no salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual). Ambos são atletas com menos de 17 anos.

Já entre os competidores de até 20 anos estão os paulistas Djalma Vitor (400m e salto em distância da classe T20) e Daniel Fernandes (100m e salto em distância da classe T35, para paralisados cerebrais). Os dois também integram a Escola Paralímpica de Esportes. Além deles, o evento contará com o paulista Vinicius Quintino, que disputará os 100m da classe T72 (petra). Ele foi prata no Mundial de atletismo Kobe 2024 e bronze no Mundial de Paris 2023.

Conhecida como Escolinha, a Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.

Um dos destaques da última edição do Brasileiro sub-17 e sub-20 foi a potiguar Maria Clara Augusto, 20, conhecida como Clarinha, medalhista de bronze dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Ela subiu ao pódio nos 400m da classe T47 (deficiência nos membros superiores), com o tempo de 57s20. Essa foi sua melhor marca na prova.

“Essa competição é importante porque faz parte da transição do atleta da base para o alto rendimento. Hoje, estou no alto rendimento e faço parte da seleção de atletas de ponta do Brasil, mas, assim como outros atletas, também vim da base, começando inicialmente com os Jogos Escolares e, depois, participando do Campeonato Brasileiro sub-20”, ressaltou Clarinha sobre a importância sobre as competições de base.

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery