Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vence os Estados Unidos por 11 a 3 no Desafio Internacional de goalball masculino

Brasileiros se abraçam após vitória contra os EUA | Foto: Marcello Zambrana/CPB

A Seleção Brasileira masculina de goalball venceu os Estados Unidos por 11 a 3 nesta sexta-feira, 10, no Desafio Internacional da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O confronto amistoso faz parte da preparação das duas equipes para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A partida foi exibida ao vivo pelo canal SporTV2. Esta foi a segunda transmissão de uma disputa internacional paralímpica pelo Grupo Globo na semana. No domingo, 5, a TV Globo transmitiu a vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a França no Desafio Internacional de Futebol de Cegos, dentro do programa Esporte Espetacular.

O jogo desta sexta-feira fez parte de um intercâmbio entre os dois países, que treinaram juntos por alguns dias durante a 4ª Fase de Treinamentos da Seleção Brasileira masculina, iniciada no último dia 3.

O técnico brasileiro Jonatas Castro utilizou o início da partida para dar experiência aos atletas mais jovens, entrando em quadra com um trio formado pelos jogadores Paulo Saturnino, Mizael Souza e Emerson Ernesto. Os norte-americanos abriram o placar e o primeiro tempo terminou empatado, em 1 a 1, com gol brasileiro marcado por Ernesto.

Na segunda etapa, o Brasil voltou com Emerson, Parazinho e André Dantas. Com um gol contra norte-americano e três seguidos de André, logo a Seleção Brasileira assumiu a frente do placar. Depois, Parazinho também anotou três. Após a equipe retornar a formação inicial, Paulinho ainda marcou duas vezes no segundo tempo e Mizael uma.

“Foi uma experiência impar jogar contra uma grande equipe do cenário mundial e que vai brigar por medalha em Paris. Conseguimos impor nosso jogo hoje, mas eles nos superaram em Tóquio, então precisamos sempre estar muito atentos”, afirmou Emerson, lembrando de derrota sofrida para os norte-americanos na fase de grupos da última edição dos Jogos, por 8 a 6..

Campeões dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, os brasileiros tentarão o bicampeonato na capital francesa. Brasil e EUA já haviam realizado 20 jogos oficiais pelos principais torneios da modalidade, com 11 vitórias dos brasileiros, oito dos norte-americanos e um empate.

Cada país dominou o goalball em momentos diferentes da história. Nos anos 80, quando o esporte dava seus primeiros passos pelo Brasil, os EUA eram os adversários a serem batidos mundo afora após ganhar um ouro (Nova York 1984) e duas pratas (Arnhem 1980 e Seul 1988) em Jogos Paralímpicos além do título mundial de 1982, em Indianápolis (EUA). Para se ter uma ideia, o Brasil só participaria de seu primeiro Mundial com os homens em 2002, no Rio, e dos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, quatro anos após a estreia do goalball brasileiro com as mulheres em Atenas 2004.

A ascensão brasileira aconteceu a partir do título do Parapan de Guadalajara 2011. Hoje, com três títulos mundiais consecutivos (2022, 2018 e 2014) – feito inédito na história – e o ouro em Tóquio 2020, o Brasil é uma das principais potências da modalidade. Alias, os quatro ouros do país em Jogos Parapan-Americanos foram conquistados em finais contra os norte-americanos. Os EUA foram prata nos Jogos do Rio 2016 e ficaram em quarto lugar na última edição dos Jogos, em Tóquio. Inclusive, venceram os brasileiros na fase de grupos.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery