Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vence o Marrocos na segunda rodada do Mundial de futebol de cegos

Raimundo Nonato corre com a bola durante partida no Mundial de futebol de cegos, na Inglaterra. | Foto: Renan Cacioli/CBDV

A seleção brasileira de futebol de cegos venceu Marrocos por 1 a 0 no segundo jogo do Campeonato Mundial de futebol de cegos, no início da tarde desta sexta-feira, 18, em Birmingham, na Inglaterra. A competição é realizada nos Jogos Mundiais de Cegos da IBSA (sigla em inglês para associação internacional de esportes para cegos), na cidade inglesa.

O jogo marcou o reencontro das duas seleções após a vitória brasileira por 1 a 0, com um gol contra do marroquino Berka, na semifinal dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em setembro de 2021. Esta partida ficou marcada pela forte chuva que caiu durante o jogo e causou prejuízo na qualidade da partida

O próximo compromisso do Brasil no Mundial em Birmingham será no domingo, 20, às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da IBSA no YouTube, contra o México, o lanterna do grupo, com duas derrotas em dois jogos.

A seleção brasileira agora tem seis pontos, com uma vitória sobre o Irã, na estreia, na quarta-feira, também por 1 a 0. Os representantes do norte da África tem três pontos, já que aplicaram 3 a 0 nos mexicanos, na rodada de abertura.

Os dois primeiros avançam às quartas de final, a partir de terça-feira, em Birmingham.

Os marroquinos foram melhores no primeiro tempo do duelo desta sexta-feira. Abderrazak Hattab chegou com muito perigo à meta defendida pelo goleiro paraibano Luan em três momentos. Dois dos quais em chutes de média distância, defendidos com dificuldade pelo arqueiro. Antes do final do primeiro tempo, Hattab ficou livre na frente de Luan e tentou deslocá-lo com um chute à meia altura, que parou no rosto de Luan.

O Brasil não guarda boas memórias de Hattab. Ele marcou gol na seleção na primeira rodada dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, ocasião em que o time da casa saiu-se vitorioso por 3 a 1. Na semifinal de Tóquio, contudo, Hattab não atuou.

O Brasil, que entrou em quadra com Luan, Cássio, Thiago Paraná, Nonato e Jardiel, ameaçou a meta marroquina com Jardiel, em chute que raspou o poste direito esquerdo do goleiro e foi para fora, e com Nonato, em arremate no contra-ataque que também saiu pela linha de fundo.

No segundo tempo, o Brasil permaneceu com dificuldades em quebrar as linhas do sistema defensivo de Marrocos. Hattab voltou a infernizar a defesa verde e amarela, obrigando Luan a se esticar mais um chute de média distância.

Porém, faltando nove minutos para o final da partida, Nonato aproveitou uma bobeada da defesa marroquina para abrir o placar. Houssam Ghili e Bourar Redouane trombaram entre si na entrada da área, a bola sobrou nos pés de Nonato que deu um toquezinho para o gol. A bola bateu no peito do goleiro e o rebote foi no corpo e no pé direito de Nonato, que, caindo, conseguiu o chute que deslocou o goleiro El Hakem, e a bola morreu, mansinha, no fundo das redes.

Restando quatro minutos para o fim, Hattab ainda teve um chute de oito metros, após a quinta falta brasileira, porém chutou para fora, sem oferecer perigo a Luan.

No minuto seguinte, a bola sobrou para Hattab na entrada da área, e Luan salvou o Brasil com uma defesa de handebol: abriu braços e pernas e fechou o ângulo do chute do marroquino. A bola bateu no rosto de Luan mais uma vez, tal qual ocorrera na etapa inicial. Desta vez, contudo, Luan teve de sair de campo, com uma lesão na perna direita devido ao movimento de defesa e foi substituído por Mateus.

Patrocínios 
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery