Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vai à final de qualificatório em Portugal e garante vaga a Paris 2024 nos pares BC4 de bocha

André Martins e Laissa “Guerreira” Vasconcelos acenam para foto durante Parapan de Jovens 2023 | Foto: Ale Cabral / CPB

A paraibana Laissa “Guerreira” Vasconcelos, 19, e o maranhense André Martins, 21, conquistaram mais uma vaga para o Brasil aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nesta terça-feira, 26, ao derrotarem a Espanha por 5 a 4 e avançarem à final do qualificatório dos pares BC4 de bocha (para atletas que têm deficiências severas, mas que não recebem assistência), que acontece em Coimbra, em Portugal.

Pela bocha, o país já havia assegurado cinco vagas nos Jogos que serão realizados na capital francesa de 28 de agosto a 8 de setembro: pela classe BC1 feminino (com Andreza Oliveira), BC2 masculino (com Maciel Santos), BC3 masculino e feminino (Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira), além da equipe BC1/BC2 (com Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos). Todos eles conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, o que era um dos critérios de classificação da modalidade.

Ao todo, o Brasil chegou a 119 atletas confirmados pelo Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) em Paris 2024.

A delegação brasileira, até o momento, assegurou sua participação nas seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivotiro com arcobocha e tênis de mesa.

Na competição em Portugal, a dupla brasileira teve uma campanha invicta até agora. Na fase de grupos, foram quatro vitórias – sobre Malásia (5×0), Hungria (8×2), Japão (5×4), e Portugal (4×2). Assim, o país se classificou em primeiro lugar do grupo. Na semifinal, diante dos espanhóis, Laissa e André saíram perdendo por 4 a 1, mas conseguiram a virada no placar e venceram a partida por 5 a 4.

Com a classificação para a final, que será diante da Malásia, às 11h10 (de Brasília) desta quarta-feira, 27, os brasileiros asseguraram mais uma vaga para Paris 2024, já que as três primeiras seleções do qualificatório têm direito ao acesso direto ao evento na capital francesa.

Ambos atletas que representaram o Brasil em Coimbra são formados em projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Laissa é fruto do trabalho de formação do Centro de Referência de Campina Grande, na Paraíba, além de ter participado de Camping Escolar e Paralimpíadas Escolares.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro e tem como objetivo aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Já André, que teve diagnosticada uma Distrofia Muscular de Duchenne (doença neuromuscular genética) aos cinco anos de idade, começou a praticar bocha no projeto Escola Paralímpica de Esportes do CPB.

Após conquistar títulos em competições de jovens, o atleta de 21 anos ganhou dois ouros na sua primeira missão internacional na carreira, o Parapan de Jovens, em Bogotá 2023: no individual masculino e nas duplas mistas BC4, ao lado justamente de Laissa Guerreira, sua atual companheira na Seleção adulta.

Para Paris, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas com deficiência. Na última edição, em Tóquio, foram 235 esportistas, oportunidade em que o país não teve representantes no rúgbi em cadeira de rodas e no basquete em cadeira de rodas. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades. 

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Antes do início dos Jogos de 2024, os atletas brasileiros farão uma aclimatação na cidade francesa de Troyes, a 160 km de Paris. O presidente do CPB, Mizael Conrado, assinou o acordo no último mês de julho, no Centre Sporttif de L’Aube Troyes, espaço onde os esportistas ficarão hospedados até o início do megaevento. 

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery