As equipes masculina, feminina e Quad (atletas que também possuem limitações em membros superiores) do tênis em cadeira de rodas brasileiro garantiram vaga para a Copa do Mundo da modalidade no ano que vem.
A equipe feminina assegurou a vaga neste sábado, 6, ao vencer a Suíça por 2 a 1 em sua última partida na Copa deste ano, disputada em Vila Moura, Portugal. O resultado deu à equipe brasileira a oitava colocação no torneio.
Com a vitória, as tenistas se juntam aos brasileiros das categorias Masculino Open e Quad, que se classificaram na sexta-feira,5, e ficaram na décima e na quinta colocação, respectivamente.
A disputa feminina começou com Jade Lanai enfrentando Angela Grosswiler. A brasileira venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/2e 7/6). Na sequência, Meirycoll Duval fez um jogo duro contra Nalani Buob, mas perdeu por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6). Nas duplas, Jade e Meirycoll foram superiores e conseguiram a vitória por duplo 6/1
Meirycoll disse que a boa sintonia da equipe fez a diferença na classificação. “Mesmo com a pressão, conseguimos fazer com que o ambiente fosse leve e prazeroso. Assim conseguimos entregar 100% em quadra e garantimos o resultado. Estar no Mundial é muito importante tanto para nós, atletas, quanto para o Brasil”, analisou.
No Quad, os atletas também terminaram a competição com uma vitória de 2 a 1. Contra a África do Sul, Leandro Pena venceu Lucas Sithole sem dificuldades, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1). Depois, Ymanitu Silva foi superado por Donald Ramphadi, por duplo 6/3. Nas duplas, mais um resultado positivo para o Brasil, 2 a 0 com parciais de 6/4 e 6/3.
Já no Masculino Open, o Time Brasil foi superado pelo Sri Lanka por 2 a 1. Gamini Dissanayake venceu Rafael Medeiros, por duplo 6/3, e Daniel Rodrigues empatou o confronto, após bater Suresh Dharmasena, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6). Na partida decisiva, os asiáticos levaram a melhor e superaram Rodrigues e Medeiros, por duplo 6/3.
A equipe Júnior se despede da competição na sétima colocação. No último confronto, a equipe foi derrotada pela França, por 2 a 1. Luiz Calixto venceu Ilian Saidi, por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1), e Vitória Miranda perdeu para Ksenia Chasteau, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5). Nas duplas, Calixto e Miranda foram derrotados pelos franceses, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4).
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico B