As Seleções Brasileiras masculina e feminina mantiveram suas campanhas de 100% de aproveitamento no Campeonato das Américas de goalball, torneio que será disputado até terça-feira, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Com as cinco vitórias dos dois times hoje, ambos estão classificados para as quartas de final da competição. Neste domingo, 20, as Seleções conhecerão seus adversários na próxima fase, que será realizada na segunda-feira, 21.
Neste sábado, 19, segundo dia de disputas, a Seleção masculina venceu a Argentina por 14 a 4, com gols de Leomon (6), Dantas (3), Parazinho (2), Emerson (2) e um contra. A equipe comandada por Alessandro Tosim também derrotou a Nicarágua por 10 a 0. Nesse jogo, os artilheiros foram Parazinho (3), André Dantas (3), Emerson (3) e Leomon. Por fim, hoje, os brasileiros ainda superaram a Venezuela por 13 a 3: Dantas (6), Parazinho (3), Leomon (2), Emerson e um gol contra.
Neste domingo, 20, às 12h30, o time masculino encerrará a sua participação na primeira fase contra o Peru.
Já as mulheres fizeram duas partidas neste sábado e saíram com o triunfo em ambas: 10 a 0 na Guatemala, gols de Danielle Longuini (6), Gaby (2) e Larissa (2), e também 10 a 0 no Peru, gols de Jéssica (3), Moniza (3), Kátia (3) e Larissa (1). Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o confronto. Neste domingo, a Seleção Feminina, comandada por Jônatas Castro pela primeira vez em um torneio oficial, enfrentará as mexicanas, às 9h30, em seu último jogo na fase de grupos.
O Campeonato das Américas de goalball começou nesta sexta-feira, 18, e as equipes brasileiras venceram todos os seus jogos durante o primeiro dia de competição.
Modelo de disputa
Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico e Venezuela são as 13 equipes masculinas da competição. Dessas seleções, apenas Porto Rico não está representado entre as mulheres.
Os jogos têm sido disputados em dois espaços do CT Paralímpico: arena multiuso e a própria quadra da modalidade. Os times jogam entre si dentro dos grupos, tanto no masculino quanto no feminino. As quatro melhores equipes de cada chave avançarão às quartas de final.
O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, está na sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.
A competição vale vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à final do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. No entanto, caso os EUA sejam um dos times finalistas, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.
Resultados deste sábado:
MASCULINO
EUA 13 x 3 Guatemala
Brasil 14 x 4 Argentina
Colômbia 7 x 4 Peru
Venezuela 6 x 4 Chile
México 10 x 0 Costa Rica
Canadá 12 x 2 Porto Rico
Nicarágua 0 x 10 Brasil
EUA 12 x 11 México
Brasil 13 x 3 Venezuela
Porto Rico 12 x 2 Costa Rica
FEMININO
Colômbia 1 x 10 Peru
Brasil 10 x 0 Guatemala
Chile 3 x 6 Argentina
Costa Rica 1 x 11 EUA
Venezuela 2 x 9 México
Nicarágua 4 x 14 Canadá
Peru 0 x 10 Brasil
Canadá 10 x 0 Costa Rica
Patrocínio
O goalball brasileiro tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).