As Seleções Brasileiras feminina e masculina estrearam com vitória na manhã desta sexta-feira, 18, no Campeonato das Américas, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A primeira equipe a entrar em quadra foi a masculina, com Emerson, André e Ivanilsonda (o Son), contra a Colômbia. Os brasileiros abriram o placar sem dificuldades e finalizaram a partida em 10 a 0, ainda no primeiro tempo. Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o jogo. Os pontuadores da partida foram Emerson, com seis gols, e André, com quatro.
“A gente sabe que o Campeonato das Américas tem times de diferentes níveis, então quando a gente enfrenta uma equipe que não está no nível do Brasil, temos que mostrar o nosso melhor em respeito a nós e as outras equipes”, afirmou Emerson, após o confronto.
“Nós temos um desafio e esse primeiro degrau foi importante. A meta é entrar em quadra e fazer o nosso melhor”, completou André.
Assim como os homens, a Seleção feminina também fechou a partida com 10 gols, sobre a Venezuela, ainda no primeiro tempo. Com o placar final de 10 a 0, Danielle foi a maior pontuadora da partida, com quatro gols.
“A nossa estreia foi muito boa e eu pude colaborar com a equipe marcando os gols. Na competição, a gente vai subir um degrau de cada vez para poder chegar ao lugar mais alto do pódio, que é o sonho de todas nós.”
A partida desta manhã foi a estreia em competição da Seleção feminina sob o comando de Jônatas Castro, que assumiu a equipe após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
“O jogo foi muito bom, primeiro pela estreia, minha como técnico e para as meninas. A gente vem treinando de uma forma para deixar o time mais dinâmico e a ideia para este jogo era aplicar o que a gente vem treinando. Treinar é uma coisa e jogar é outra, tem as tensões da partida. As meninas se comportaram muito bem, deu para perceber que estamos no caminho certo”, avaliou Jônatas, técnico da Seleção Brasileira feminina.
Ainda nesta sexta, o Brasil enfrentará a Colômbia, às 15h30, no feminino e o Chile, às 18h30 no masculino.
Ao todo, 25 seleções disputarão o torneio, sendo 13 na categoria masculina e 12 times femininos.
O Campeonato das Américas vale vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à final do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. No entanto, caso os EUA sejam um dos times finalistas, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.
Patrocínio
O goalball brasileiro tem patrocínio das Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)