Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil leva mais duas medalhas no segundo dia de disputa na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico

Evânio conquistou a medalha com 193kg na barra.

O Brasil conquistou mais duas medalhas nesta sexta-feira, 22, na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, no Rio de Janeiro. Evânio Rodrigues (até 80kg) e Rodrigo Marques (até 88kg) levaram uma prata e um bronze, respectivamente, em um dia apenas com provas masculinas. O evento é qualificatório paras os Jogos Paralímpicos do Rio e também serve como teste para instalações, arena e operações para a competição mais importante do paradesporto.

Para chegar aos Jogos do Rio, os homens precisam estar entre os oito melhores de sua categoria até 29 de fevereiro, data-limite para a definição dos classificados. Entre as mulheres, é necessário estar entre as seis mais fortes para ficar com a vaga. Até o fim do próximo mês, ainda há duas etapas da Copa do Mundo da modalidade: uma em Dubai e outra na Malásia.

Evânio Rodrigues ficou com a prata ao erguer 193kg na barra logo na primeira tentativa. O atleta ainda tentou subir a marca para 197kg, mas queimou os dois movimentos com a carga. “Minha estratégia foi fazer 193kg para entrar no jogo e depois era subir mais quatro quilos e subir no ranking. Hoje estou em nono e minha chance será em Dubai ou na Malásia. Estou confiante e ainda vou treinar mais, ficar bem focado para chegar aos Jogos”, resumiu Evânio. O campeão da divisão foi o colombiano Jainer Rafael Cantillo, com 195kg (novo recorde das Américas). Fechou o pódio o americano Ahmed Shakif, com 178kg.

A outra medalha do dia, o bronze de Rodrigo Marques, veio com a marca de 186kg. O mineiro chegou a queimar a primeira pedida, 182kg, mas se ajustou na segunda e na terceira chance para confirmar a carga que garantiu mais um pódio para o Brasil na Copa. “Fiquei satisfeito com a medalha, mas não foi o peso que estava imaginando. Queria algo entre 190 e 195, mas ainda assim foi gratificante. Agora na próxima etapa preciso chegar a 205kg e isso me deixaria classificado para o Rio-2016”, contou o atleta. À frente de Rodrigo ficaram Oniger Jesus Vega, de Cuba, com 197kg, e Francisco Palacios, da Colômbia, com 187kg.

As outras duas divisões que tiveram disputas nesta sexta-feira foram a até 65kg e até 72kg. Na mais leve delas, o campeão foi o argentino José David Coronel, com 130kg, seguido por Takashi Jo, do Japão, e José Manuel Coronado, da República Dominicana, com 126kg e 115kg, respectivamente. Na categoria até 72kg, o pódio foi formado por Herbert Lopez, de El Salvador, com 145kg; e pelos chilenos Sebastian Castro, com 130kg, e Amaro Fica, com 115kg.

Copa do Mundo de Halterofilismo
A etapa do Rio da Copa do Mundo servirá como teste para operações e instalações da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. O evento será aberto para a imprensa credenciada de 21 a 23 de janeiro e o atendimento aos jornalistas será sempre a partir das 10h.

A imprensa terá a entrada no Parque pelo portão 7. Os veículos não poderão ficar estacionados dentro do Parque Olímpico, e serão autorizados a entrar apenas para o desembarque no portão 8 da Arena.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro na Copa do Mundo de Halterofilismo
Rafael Maranhão (rafael.maranhao@cpb.org.br / 61 8188 0683)
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br / 61 9266 2499)
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br / 61 9267 2935)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery