Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil faz dobradinha sobre Argentina, mas para nas quartas de final dos pares e equipes no Mundial de bocha no Rio

Mateus Carvalho e seu pai, Oscar, ajeitam bola na calha para arremesso durante Mundial de bocha no Rio | Foto: Dantas Júnior / Ande / Divulgação

A Seleção Brasileira de bocha fez a dobradinha sobre a Argentina nesta segunda-feira, 12, pela última rodada da fase de grupos dos pares BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa) e equipes BC1/BC2 do Mundial de bocha, que acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Porém, logo em seguida, o país foi eliminado nas quartas de final em ambas as disputas. As finais ocorrem nesta terça-feira, 13, assim como a cerimônia de encerramento do evento.  

A principal competição da bocha do ciclo Paris 2024 reuniu mais de 170 atletas de 40 países em disputas individuais, por pares e equipes. As partidas têm sido realizadas no mesmo palco dos Jogos Paralímpicos de 2016. A entrada é gratuita ao público.

Pela equipe BC1/BC2, o trio brasileiro formado pela pernambucana Andreza Vitória, campeã mundial na disputa individual, além do cearense Maciel Santos e do potiguar Iuri Santos, começaram o dia vencendo os argentinos por 7 a 5 pelo Grupo B. 

Como já haviam vencido Eslováquia e Espanha, avançou na primeira colocação da chave. Mas, no primeiro confronto eliminatório, pelas quartas de final, a equipe brasileira foi superada pelo Japão por 6 a 3 e deu adeus à competição.

Já na disputa dos pares BC3, a paulista Evelyn Oliveira, ao lado do mineiro Mateus Carvalho, também bateram a Argentina por 7 a 0 pelo Grupo D e se classificaram como líderes da chave após as vitórias também sobre Peru e Colômbia no dia anterior.

Já nas quartas, em novo duelo contra japoneses, o país foi derrotado por 3 a 2 e também foi eliminado da competição.

“Foi uma competição muito forte, com os atletas melhores ranqueados mundialmente. A gente sai do jogo chateado quando perde, mas a principal motivação é poder melhorar. De um maneira geral, fomos bem, fizemos um bom trabalho. Agora é trabalhar em cima dos detalhes que precisam ser ajustados”, afirmou Mateus Carvalho, que tem artrogripose múltipla congênita.

Nos pares BC4 (para atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência), a dupla formada pelo paranaense Eliseu dos Santos e pela paulista Josi não conseguiu avançar da fase de grupos. Foi superada pelo Japão por 4 a 3 e acabou a sua participação na terceira colocação do Grupo C, com uma vitória e duas derrotas.

As partidas têm sido transmitidas ao vivo pelo Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), organizadora do evento. 

Serviço

Mundial de bocha paralímpica
Dias: de 6 a 13 de dezembro, a partir das 9h30
Local: Arena Carioca 1, Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Entrada: gratuita
Pela internet: Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)

Confira todos os jogos da Seleção Brasileira de bocha desta segunda-feira, 12, no Mundial no Rio:

Equipes BC1/BC2

Fase de grupos
Brasil 7×5 Argentina

Quartas de final
Brasil 3×6 Japão

Pares BC3

Fase de grupos
Brasil 7×0 Argentina

Quartas de final
Brasil 2×3 Japão

Pares BC4

Fase de grupos
Brasil 3×4 Japão

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery