Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil fatura três medalhas na Copa do Mundo de Halterofilismo na Nigéria

Foto: Ivo Felipe/CPB

A capital da Nigéria, Abuja, recebe a etapa da Copa do Mundo de Halterofilismo até esta sexta-feira, 7. No primeiro dia de disputas o Brasil conquistou três medalhas, duas de prata e uma de ouro. A primeira medalha veio com Lara Aparecida na categoria até 41kg. Em sequência, João Maria Júnior (até 49kg) faturou o ouro. Bruno Carra (até 54kg) fechou o dia com a medalha de prata.

A Copa do Mundo de Halterofilismo é organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e as marcas obtidas nesta competição são validadas no ranking para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Ao todo, participam 183 levantadores de 21 países. O Brasil conta com oito atletas na Nigéria: Ailton Souza (até 80kg), Bruno Carra (até 54kg), Evanio Rodrigues (até 88kg), João Maria Júnior (até 49kg), Lara Lima (até 41kg), Mariana D’Andrea (até 73kg), Mateus de Assis (até 107kg) e Tayana Medeiros (até 86kg).

O portiguar João Maria Júnior, da categoria até 49kg, subiu no lugar mais alto do pódio ao erguer 145kg em sua segunda tentativa. O nigeriano Muhammed Gbadamosi (135kg) e o ganês Peter Abiola (80kg) completaram o pódio. A marca de João Maria supera o feito dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 em quatro quilos. Na capital peruana o halterofilista, que nasceu com artrogripose, também faturou o ouro.

A mineira Lara Aparecida, da categoria até 41kg, conquistou a prata ao erguer 76kg. A campeã foi a queniana Hellen Kariuki com 92kg na barra. A nigeriana Amarachi Okoronkwo completou o pódio com 75kg levantados. Lara nasceu com mielomeningocele, doença que afeta a espinha dorsal, e pratica a modalidade desde os 14 anos. Em agosto do ano passado, ela também subiu ao pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, disputa em que também ficou com a prata.

O paulista Bruno Carra, o atleta mais experiente entre os três medalhistas do dia, faturou a prata na categoria até 54kg com 165kg na barra. O campeão da prova foi o nigeriano Roland Ezuruikev (170kg). O bronze foi para o egípicio Taha Abdelmajid (163kg). Bruno tem nanismo e participou da conquista da medalha de prata do Brasil na prova por equipes no Mundial da modalidade em Nur-Sultan, no Cazaquistão, no ano passado.

A próxima parada da Copa do Mundo será em Manchester, de 20 a 23 de fevereiro. A Tailândia sediará sua primeira competição internacional de levantamento de peso na cidade de Nakhon Ratchasima de 24 e 26 de fevereiro.

Os melhores levantadores de força das Américas se reunirão em Bogotá, Colômbia, para a penúltima Copa do Mundo de 19 a 22 de março. Já Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fecha a temporada entre 14 e 20 de abril. Será a 11ª Copa do Mundo realizada no país.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery