Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil fatura mais uma prata na etapa da Geórgia da Copa do Mundo de halterofilismo

Evânio Rodrigues recebe sua medalha de prata

O baiano Evânio Rodrigues foi vice-campeão da categoria até 88kg na etapa de Tbilisi, na Geórgia, da Copa do Mundo de Halterofilismo, neste sábado, 22. O evento segue até este domingo, 23, e é organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

Evânio, 36 anos, levantou os 200kg na primeira tentativa. Nas duas chances seguintes tentou erguer 208kg, mas não conseguiu. Com essa marca, o brasileiro mantém a quinta colocação no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. O ouro foi para Farhod Umirzakov, do Uzbequistão, que levantou 205kg logo na primeira oportunidade. Rahkmetzhan Khamayev, do Cazaquistão, completou o pódio com 198kg na barra.

“Foi uma competição muito boa, ainda mais porque estou voltando após lesões nas costas e no peito. Também estou com peso mais baixo, quase oito quilos a menos.  Queria ter levantado mais para ficar em quarto no ranking para Tóquio, mas estou muito feliz com a conquista de hoje”, explicou o baiano que foi medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Outros dois brasileiros competiram neste sábado. A carioca Tayana Medeiros (mais de 86kg) levantou 119kg e ficou com a sétima posição no ranking classificatório. Já o mineiro Mateus de Assis (até 107kg), se manteve no oitavo lugar do ranking ao erguer 213kg, dois quilos amais que a marca pessoal dele. 

Com a conquista do Evânio, o Brasil soma cinco medalhas na Geórgia. Os paulistas Mariana D’Andrea (até 73kg) e Bruno Carra (até 54kg) conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, na sexta-feira, 21. Além de ter sido campeã, a halterofilista de 23 anos também estabeleceu o novo recorde das Américas e alcançou o topo do ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. No primeiro dia de disputas, a mineira Lara Aparecida (até 41kg) faturou a medalha de ouro na categoria júnior, e o bronze no adulto. 

De acordo com os critérios de classificação do IPC para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, já reformulados após o adiamento, os oito primeiros colocados por categoria de peso estão classificados. O ranqueamento será finalizado no dia 27 de junho e os atletas brasileiros serão convocados posteriormente para a delegação brasileira pelo CPB.  

Oito atletas participam da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo em busca de melhores marcas para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.  

Neste domingo, 23, será a vez de Ailton Souza (até 80kg) encerrar a participação brasileira no evento.

Time São Paulo
Os atletas Mariana D’Andrea e Bruno Carra são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery