A Seleção Brasileira de tiro esportivo participou do Aberto Internacional da modalidade, de 12 a 18 de novembro, em Cali, na Colômbia. A equipe nacional encerrou a competição em primeiro lugar no geral com 18 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.
O Brasil foi representado por oito atletas: Alexandre Galgani, Bruno Stov, Carlos Henrique Garletti, Eloisa Miranda, Geraldo Rosenthal, Marcelo Hyroshi, Ricardo Augusto Gomes e Sergio Adriano.
Esta competição disponibilizava 12 vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, sendo sete masculinas e cinco femininas. Quatro brasileiros conquistaram vaga: Carlos, Ricardo, Sergio e Marcelo. Alexandre Galgani e Geraldo Rosenthal já haviam garantido vaga durante o Mundial da modalidade em Changju, maio deste ano.
Apesar de ter conquistado duas medalhas de ouro, o atleta Bruno Stov não conquistou vaga pois não estavam disponíveis nas provas que disputou, carabina de ar em pé e deitado.
O calendário nacional da modalidade ainda reserva para este ano o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo, de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Deodoro, no Rio de Janeiro.
Confira os resultados dos brasileiros no Aberto Internacional
Garaldo Rosenthal – ouro na pistola sport, ouro na pistola 50 metros, ouro na pistola de ar rápido e prata na pistola de ar.
Ricardo Gomes – ouro na pistola de ar, bronze na pistola de ar rápido.
Eloisa Miranda – prata na pistola de tiro rápido, prata na pistola de ar.
Sergio Adriano – bronze pistola sport.
Carlos Garletti – ouro na carabina 3×40, prata na carabina deitado 50m.
Marcelo Hyroshi – bronze na carabina de ar em pé R1, ouro na carabina de ar deitado R3, com recorde de final.
Bruno Stov – ouro na carabina de ar em pé, ouro na carabina de ar deitado, com recorde de final,
Alexandre Galgani – prata na carabina de ar em pé, bronze na carabina de ar deitado, ouro na carabina 22 deitado.
Time São Paulo
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)