A Seleção Brasileira de futebol PC (paralisados cerebrais) foi superada pela Holanda por 3 a 1 nesta sexta-feira, 22, na decisão do terceiro lugar do Mundial da modalidade, realizado em Salou, Espanha.
Com o resultado, o país termina a competição na quarta colocação, com quatro vitórias e duas derrotas. O Brasil avançou em primeiro do Grupo B, com três vitórias em três jogos. Nas quartas de finais, derrotou a Argentina por 2 a 1. Porém nas semifinais, disputadas na terça-feira, 19, o Brasil acabou superado pelo Irã, por 4 a 0.
“Entramos no jogo pensando na vitórias, mas fomos surpreendido levando dois gols. Não tivemos poder de reação e um de nossos jogadores apresentou um problema muscular muito grande dificultando seu deslocamento. Isso não tira o mérito da Holanda, que é uma equipe boa e que evoluiu bastante, tem toque refinado e sabe atacar com velocidade”, avaliou Paulo da Veiga Cabral, técnico da Seleção Brasileira.
Nas duas últimas edições do torneio, em 2022 e 2019, a equipe brasileira havia obtido a medalha de bronze, ambas também na Espanha.
O Brasil é o atual pentacampeão parapan-americano da modalidade. Nos Jogos de Santiago, no Chile, em 2023, conquistou a medalha de ouro após vencer a rival Argentina por 1 a 0. O futebol PC fez parte dos Jogos Paralímpicos até a edição do Rio, em 2016, oportunidade em que a Seleção ficou com o bronze.
A delegação brasileira na Europa contou com um grupo de 14 atletas e mais sete profissionais da comissão técnica. A lista com os convocados para a Seleção Brasileira de Futebol PC pode ser acessada aqui.
Confira a campanha da Seleção Brasileira, no Mundial de futebol PC:
Fase de grupos
Brasil 4 x 0 Canadá
Brasil 1 x 0 Inglaterra
Brasil 1 x 0 Japão
Quartas de final
Brasil 2 x 1 Argentina
Semifinais
Brasil 0 x 4 Irã
Disputa pelo bronze
Brasil 1 X 3 Holanda
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)