A partida será transmitida, ao vivo, pelo SporTV3 e marcará a reedição da final do último Mundial da modalidade, disputado em Sarajevo, Bósnia, em novembro passado. À ocasião, as brasileiras levaram a melhor e derrotaram as rivais por 3 sets a 2 (25/23, 18/25, 25/21,17/2.
Brasil e Canadá também se enfrentaram na decisão pelo bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, oportunidade em que as brasileiras também venceram as canadenses, mas por 3 a 1 (25/15, 24/26, 26/24 e 25/14).
“O Canadá é o atual vice-campeão mundial. Começou uma semana de treinamento junto conosco. Vai ser um bom teste, mas nossa equipe está diferente. Improvisamos duas atletas que não são levantadoras na posição para deixar a equipe mais alta. Além disso, nosso ataque também deve ficar mais potente”, avaliou Fernando Guimarães, técnico das Seleções Brasileiras masculina e feminina de vôlei sentado.
O duelo será parte da preparação das duas equipes para disputar o Panamerica Zonal Championship, torneio que acontecerá de 9 a 13 de maio, na cidade de Edmonton, no Canadá. Esta será a maior competição de vôlei sentado das Américas e contará com a participação de cinco seleções femininas e seis masculinas.
Além disso, as duas seleções têm treinado juntas, também no CT Paralímpico, desde o último domingo, 2. Inclusive, com a realização de jogos-treinos no local. Na manhã desta quinta-feira, 6, o Brasil superou o Canadá por 3 sets a 1 (21/25, 25/13, 25/15 e 25/21). Na tarde de quarta-feira, 5, as canadenses levaram a melhor e venceram o jogo-treino por 3 sets a 2.
“Nossa equipe está diferente. Estamos colocando duas jogadoras que não são levantadoras de ofício na posição para deixar a equipe mais alta e nosso ataque muito mais potente”, completou o técnico Fernando Guimarães.
Patrocínio
O vôlei sentado é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)