Terminou neste domingo, 16, o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2018, na cidade de Dartmonth, no Canadá, e o Brasil conquistou seis medalhas de ouro e uma medalha de bronze nas disputas. Participaram desta competição os brasileiros Fernando Rufino, Igor Alex Tofalini, Luís Carlos Cardoso, Mari Christina Santilli e Débora Raiza Benevides.
Um dos destaques foi Fernando Rufino. O atleta competiu pela primeira vez em eventos internacionais na prova VL2, e obteve a medalha de ouro. “Por ser minha primeira prova internacional no VL2 fiquei muito preocupado e senti o peso de ter na raia o atual campeão mundial”, comentou o Cowboy, em referência à disputa com o campeão mundial, Igor Tofalini.
Mari Santilli ganhou o ouro no KL3 com o tempo 53s34, Débora Benevides foi ouro no KL2 e VL2 com 59s78 e 1min13s44, respectivamente. Igor Tofalini conquistou o bronze no VL2 com 1min03s03, enquanto Luís Carlos Cardoso conquistou o ouro no KL1 (51s88), e Fernando Rufino o ouro no KL2 (44s83) e VL2 (57s46).
“Acredito que o Brasil venha ganhando força a cada campeonato, cada vez mais se consolidando como uma das grandes potências no cenário mundial da paracanoagem”, comentou Thiago Pupo, técnico da equipe.
“Este evento foi um pouco atípico, uma vez que encerrou uma sequência pesada de eventos, e mesmo assim os nossos atletas demonstraram um excelente preparo, muito em razão do trabalho realizado nos clubes e nas semanas de treinamento”, destacou o coordenador Leonardo Maiola, enfatizando que a equipe participou do Campeonato Mundial 20 dias atrás e todos participaram do Campeonato Brasileiro na primeira semana de setembro.
Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)