Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista quatro medalhas em etapa da Copa do Mundo de bocha em Portugal

A Seleção Brasileira de bocha paralímpica obteve quatro pódios na etapa da Copa do Mundo da modalidade, realizada em Póvoa do Varzim, Portugal, de 1º a 8 de outubro. A equipe trouxe uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O resultado foi superior ao obtido em Fortaleza, Ceará, em setembro, última etapa disputada até então. À ocasião, o país obteve três medalhas de bronze.

A dupla Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira conquistou a medalha de ouro pelo par BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa). Na fase de grupos, os brasileiros venceram a República Tcheca (3 a 1), Turquia (no tie-break, após empate por 4 a 4), e Austrália (5 a 1). Na semifinal, vitória brasileira em cima da Polônia por 5 a 2 e, na decisão, triunfo sobre a dupla coreana por 4 a 1. A Argentina ficou com a terceira colocação.

A classe BC1 (atletas que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar) ganhou medalhas no feminino e no masculino.

A campeão mundial Andreza Vitória voltou ao pódio e, desta vez, com a segunda colocação, uma posição acima em relação à Copa do Mundo do Brasil. A pernambucana perdeu somente uma partida da fase de grupos: vitórias por 5 a 0 diante da tcheca Simona Blazkova e 8 a 0 sobre a malaia Angeline Melissa Anak Lawas. O revés veio contra a argentina Ailen Flores (5 a 3).

Na semifinal, ganhou da tailandesa Satanan Phromsiri, que ficou com o bronze posteriormente, por 3 a 2 . Na partida decisiva, Andreza, primeira colocada no ranking mundial, perdeu para a segunda melhor ranqueada, Yee Ting Jeralyn Tan, de Singapura, com placar de 4 a 2.

Na mesma classe, José Carlos Chagas de Oliveira venceu a primeira partida por 8 a 0 contra o croata Martin Frkovic e perdeu para o holandês Daniel Perez por 6 a 2. A seguir, vitória nos playoffs em cima de Panagiotis Soulanis, com 10 a 1, e derrota para o atual campeão paralímpico David Smith, por 8 a 2. Na disputa pelo bronze, José Carlos encontrou mais uma vez Daniel Perez, mas, dessa vez, com vitória: 6 a 1. David Smith pegou o ouro e Muhamad Syafa, da Indonésia, a prata.

Maciel Santos, da classe BC2 (atletas que não recebem assistência), ficou com a medalha de prata. Na Copa do Mundo em Fortaleza, o cearense não passou das quartas de final. Já em Portugal, Maciel venceu o croata Luka Wagner por 14 a 0. Depois, derrotou o argentino Jonathan Aquino por 11 a 1. A sequência de êxitos continuou até a decisão: 4 a 2 diante do israelense Naday Levi e do indonésio Muhammad Bintang Satria Herlangga. Na final, o cearense foi superado pelo tailandês Watcharaphon Vongsa, por 7 a 0. O também tailandês Worawut Saengampa ficou com a medalha de bronze. Outro brasileiro na classe, Iuri Tauan não passou da fase de grupos.

As duas brasileiras da classe BC3 se enfrentaram ainda nas quartas de final, com vitória de Evani Calado, por 6 a 2, contra Evelyn de Oliveira. A semifinal foi contra Sonia Heckel, da França, que ganhou da brasileira no tie-break, após empate por 3 a 3. Na disputa da medalha de bronze, Evani perdeu para a portuguesa Ana Costa (5 a 4). Na categoria masculina, Mateus Carvalho foi derrotado pelo grego Grigorios Polychronidis, por 3 a 2, no jogo pelo terceiro lugar.

A equipe BC1/BC2, formada pelos medalhistas Andreza Vitória e Maciel Santos, acompanhados de Iuri Tauan, perdeu nos playoffs e não avançou à semifinal. O Brasil não teve representantes na classe BC4.

*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Andreza Vitória, Maciel Santos, Mateus Carvalho e José Carlos Chagas São integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Evani Calado, Evelyn de Oliveira e Maciel Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery