Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista ouro e prata na etapa da Geórgia da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Mariana D’Andrea faturou a medalha de ouro com 135kg e lidera o ranking classificatório para Tóquio.

Os paulistas Mariana D’Andrea (até 73kg) e Bruno Carra (até 54kg) conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, nesta sexta-feira, 21, na etapa de Tbilisi, na Geórgia, da Copa do Mundo de Halterofilismo, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

Mariana D’Andrea foi o grande destaque desta sexta ao conquistar a medalha de ouro, estabelecer o novo recorde das Américas e alcançar o topo do ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ela chegou à Georgia com o sexto lugar do ranking e com a marca de 124kg. A halterofilista de 23 anos abriu a disputa com 127kg na barra, marca que já superava o antigo recorde das Américas (124kg) também da brasileira. Em sua segunda erguida, de 130kg, ela já ficou entre as três primeiras do ranking.  

Na terceira e última rodada, Mariana levantou 135kg, peso que lhe deu a primeira posição do ranking, empatada com a francesa Souhad Ghazouani, além da medalha de ouro para o Brasil. Em casos de empate no halterofilismo, o peso corporal é utilizado como critério de desempate. O atleta com o menor peso corporal leva a melhor e, por este motivo, a brasileira lidera o ranking para os Jogos de Tóquio. 

Já Bruno Carra (até 54kg) ergueu 160kg e conquistou a medalha de prata. Até o momento, ele está na sexta posição do ranking, com a marca de 165kg registrada no começo de 2020 na Nigéria.

Nesta sexta, o potiguar João França Júnior também competiu pela categoria até 49kg. Com 162kg na barra, João não conseguiu validar a marca em nenhuma das três pedidas. 

Atualmente, João ocupa o nono lugar do ranking com 146kg erguidos.

De acordo com os critérios de classificação do IPC para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, já reformulados após o adiamento, os oito primeiros colocados por categoria de peso estão classificados. O ranqueamento será finalizado no dia 27 de junho e os atletas brasileiros serão convocados posteriormente para a delegação brasileira pelo CPB.  

Oito atletas participam da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo em busca de melhores marcas para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.  

Neste sábado, 22, competirão a carioca Tayana Medeiros (até 86kg), o mineiro Mateus de Assis (até 107kg) e o baiano Evânio Rodrigues (até 88kg). No domingo, 23, Ailton Souza (até 80kg) encerrará a participação brasileira no evento.

Time São Paulo
Os atletas Mariana D’Andrea e Bruno Carra são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery