Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista mais três ouros, soma 14 pódios no total e é campeão do Parapan de tiro com arco

Jane Karla vibra após vitória no Parapan de tiro com arco | Foto: Ana Patrícia/CPB

A Seleção Brasileira de tiro com arco paralímpico conquistou oito medalhas nesse sábado, 27, último dia do Parapan America Championship, torneio continental da modalidade realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Com isso, o Brasil encerrou a competição com 14 pódios -seis ouros, quatro pratas e quatro bronzes – nas provas individuais e de duplas. Tais números fizeram do país anfitrião o campeão do evento. Estados Unidos, com quatro medalhas (três ouros e uma prata), e Colômbia, com três (dois ouros e uma prata), completaram o top-3 do torneio.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

No encerramento do Parapan, os arqueiros do Brasil disputaram cinco finais individuais e uma por equipes, que deveria ter acontecido na sexta-feira, 26, mas foi adiada após um pedido da dupla canadense formada por Shawn Matheson e Jean-François Lavergne. Além disso, os anfitriões participaram de três combates que valeram o bronze. Depois do término das provas, a Seleção Brasileira terminou o sábado com três ouros (Jane Karla e Reinaldo Charão, na chave individual, bem como Thiago Pinheiro e Luciano Rezende, nas duplas); três pratas (Eugênio Franco, Juliana Silva e Lindiara Weischung) e dois bronzes (Hélcio Perilo e Thiago Pinheiro). No total, em toda a competição, foram sete pódios por duplas (quatro ouros, uma prata e um bronze) e sete individuais (dois ouros, três pratas e dois bronzes).

A competição teve a participação de 17 atletas do país-sede e distribuiu pontos para os rankings das Américas e mundial. O Campeonato contou com 88 participantes de 11 países: Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Peru e Estados Unidos.

Individuais
O Brasil se sagrou campeão em duas disputas individuais. Na final do Composto feminino, a goiana Jane Karla derrotou a chilena Mariana Zuñiga, no desempate, após as duas registrarem 136 pontos. No combate pelo bronze, Helena de Moraes foi superada pela equatoriana Diana Gonzabay (137 a 134). O outro ouro brasileiro individual foi conquistado pelo gaúcho Reinaldo Charão. No Composto masculino, ele derrotou o mexicano Gerardo Rodríguez (142 a 133) na decisão.

Eugênio Franco (W1 masculino), Juliana da Silva (W1 feminino) e Lindiara Weischung (Recurvo feminino) ficaram com a prata no Parapan de tiro com arco. Eugênio, ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, ocasião em que foi o atleta brasileiro mais velho da delegação, com 63 anos (hoje tem 64), acabou derrotado pelo norte-americano Jason Tabansky (131 a 127). Juliana foi superada pela norte-americana Tracy Otto (108 a 60), enquanto Lindiara perdeu para a colombiana Daza Guzman (6 a 5).

Thiago Pinheiro conquistou o bronze no Recurvo masculino ao derrotar o argentino Juan Diego Blas (6 a 2), assim como Helcio Perilo, da W1, que terminou a competição em terceiro lugar ao vencer o chileno Bastián Gamboa (115 a 113).

Duplas
Nas equipes, o Brasil faturou seis medalhas – três ouros, uma prata e dois bronzes na sexta-feira, 26, e um ouro no sábado. Os títulos vieram com as duplas Jane Karla e Andrey de Castro (Composto misto), Tércia Figueiredo e Lindiara Weischung (Recurvo feminino), Eugênio Franco e Hélcio Perilo (W1 masculino) e Luciano Rezende e Thiago Pinheiro (Recurvo masculino).

Jane e Andrey derrotaram os mexicanos Lilian Montiel e Victor Sardina (147 a 145). Já Tércia e Lindiara superam as norte-americanas Candice Caesar e Karen Sternfeld (5 a 4). Eugênio e Hélcio venceram os chilenos Bastían Gamboa e Manuel Bocaz (130 a 102). Por fim, no sábado, Luciano e Thiago levaram a melhor no combate diante dos canadenses Shawn Matheson e Jean-François Lavergne (6 a 2).

“Estou sentindo a adrenalina até agora. Estou há três anos na Seleção. Nunca tive uma dupla feminina. Foi a primeira vez e já somos uma dupla de ouro. É simplesmente incrível”, disse a cearense Tércia Figueiredo, que era professora universitária e atleta de triatlo quando se tornou tenente do Exército. A cearense entrou no Movimento Paralímpico em 2011, após ficar sem força e equilíbrio nas pernas ao sofrer um acidente em uma missão militar em
Divinópolis (MG).

Eugênio também subiu ao pódio nas duplas mistas W1, ao ser prata com Juliana Cristina da Silva. Na decisão, eles sofrerem um revés para a equipe norte-americana formada por Jason Tabansky e Tracy Otto (138 a 119).

O Brasil ainda ficou com dois bronzes nas duplas. No Composto masculino, Reinaldo Charão e Andrey de Castro derrotaram os norte-americanos Robert Griffith e Nicholas Peacock (151 a 131) na disputa pelo terceiro lugar, enquanto Tércia Figueiredo e Thiago Pinheiro ficaram na mesma posição no Recurvo misto.

Tiro com arco paralímpico brasileiro em Paris
Dos 17 arqueiros brasileiros presentes no Parapan, quatro participaram diretamente de conquistas de vagas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. No entanto, os nomes dos arqueiros que representarão o país na capital francesa serão confirmados apenas após a convocação oficial. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgará a lista completa em três datas: duas em junho e uma em julho.

As duas primeiras vagas foram conquistadas em julho de 2023, com a goiana Jane Karla e o gaúcho Reinaldo Charão, no Mundial da modalidade, disputado na República Tcheca. Em novembro do ano passado, o cearense Eugênio Franco venceu os Jogos Parapan-Americanos de Santiago e, com isso, também cumpriu os critérios de qualificação para os Jogos. Por fim, o maranhense Luciano Rezende assegurou a quarta vaga brasileira ao vencer o Qualificatório realizado em Dubai, em março deste ano.

Confira as medalhas dos brasileiros na competição:

Recurvo Masculino Open
Luciano Reinaldo Rezende
ouro – duplas masculinas

Thiago Pinheiro
ouro – duplas masculinas
bronze – duplas mistas
bronze – individual

Recurvo Feminino Open
Tércia Ferreira Figueiredo
ouro – duplas femininas
bronze – duplas mistas

Lindiara Souza Weischung
ouro – duplas femininas
prata – individual

Composto Feminino Open
Jane Karla
ouro – individual
ouro – duplas mistas

Composto Masculino Open
Reinaldo Charão Ferreira
ouro – individual
bronze – duplas masculinas

Andrey de Castro

ouro – duplas mistas
bronze – duplas masculinas

W1 Masculino:
Hélcio Perilo
ouro – duplas masculinas
bronze – individual

Eugênio Santana Franco
ouro – duplas masculinas
prata – individual
prata – duplas mistas

W1 Feminino:
Juliana Ferreira Cristina da Silva
prata- individual
prata – duplas mistas

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery