O Brasil conquistou mais duas vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Nesta terça-feira, 10, Silvana Fernandes (categoria até 58 kg) e Nathan Torquato (até 61 kg) ganharam a medalha de ouro no Pan-Americano de parataekwondo e, de quebra, asseguraram seus lugares na modalidade.
A competição aconteceu em Heredia, na Costa Rica, e era o último torneio qualificatório das Américas para as Paralimpíadas 2020. Além de Nathan e Silvana, o atleta Bruno Rodrigues também representou o Brasil na disputa, mas foi eliminado na fase quartas de final.
Pelas regras, o campeão por categoria de peso na disputa garantia a vaga direta para os Jogos de Tóquio. Silvana venceu a final contra a jamaicana Shauna-Kay por 26 a 8.
Já Nathan precisou vencer (por 80 a 20) na semifinal o dominicano Geraldo Castro, medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, antes de superar o cubano Yandry Larrondo, por 36 a 17, na grande decisão.
Antes do Torneio Qualificatório na Costa Rica, o Brasil já contava com a vaga da lutadora Débora Menezes (acima de 58kg), já classificada para os Jogos após ficar em segundo lugar no ranking mundial ao término de janeiro, período usado para qualificação direta pelo ranking.
O parataekwondo fará sua estreia no programa paralímpico na capital japonesa e apenas atletas da categoria K44 – para atletas com comprometimento no membro superior – poderão participar.
As chaves dos Jogos Paralímpicos serão definidas de acordo com o posicionamento no ranking mundial dos atletas classificados. Por este motivo, os lutadores brasileiros ainda participarão de competições internacionais para obter mais pontos para a classificação geral.
Vinte duas modalidades compõem o programa dos Jogos e o Brasil, até então, tem vaga garantida em 14: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, parataekwondo, remo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado (feminino e masculino).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)