Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista 35 ouros no Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada

Este domingo, 26, último dia de provas no Circuito Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada, em São Caetano do Sul, São Paulo, entrou para a história do paraciclismo brasileiro. O país, escolhido pela União Ciclística Internacional (UCI), para sediar a primeira edição da competição, dominou a classificação de praticamente todas as categorias, conquistando 35 das 40 medalhas de ouro que estavam em disputa.

O coordenador do paraciclismo da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Edilson Rocha, comenta o sucesso do evento e o domínio dos atletas brasileiros na competição: “Passamos dias de muito trabalho, mas foi uma honra imensa sediar a primeira edição do Circuito Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada. A CBC tem tido a satisfação de realizar grandes eventos no país graças a confiança depositada pela UCI, e isso demonstra o trabalho sério que estamos realizando na modalidade. Dentro das provas também fizemos bonito e dominamos a maioria das categorias. O momento do paraciclismo brasileiro é ótimo, agora precisamos seguir evoluindo e pensando nos próximos desafios do segundo semestre”, destacou.

As distâncias dos percursos da prova de resistência chegaram a atingir mais de 75km em algumas provas. Eduardo Ramos Pimenta (MH3), piloto da handbike, categoria mais concorrida da competição, conquistou a segunda medalha de ouro e terminou como um dos principais destaques. Eduardo, que defende o Time Para-Capital, completou o percurso de 61,2km com o tempo de 1h45min02. A medalha de prata ficou com Mauricio Dourado e o bronze com Josimar Sena, ambos do Clube de Ciclismo de São José dos Campos.

“Estou muito feliz! No sábado, fui campeão da prova de contrarrelógio fazendo o melhor tempo geral da categoria Handbike. Na prova de estrada, fui campeão mais uma vez e somei minha segunda medalha de ouro. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus e à toda minha equipe pelo apoio”, declarou Eduardo.

A baiana Jaciara dos Santos Oliveira, da classe WH4, também dominou a categoria mais populosa entre as mulheres e marcou 1h47min29s para cumprir os 39,6km de prova e garantir a segunda medalha de ouro. A goiana Rosangela Amado da Silva e a brasiliense Samara de Oliveira Felipe, ambas do Time Para-Capital, completaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Na classe C, um dos principais destaques foi André Grizante, do SERC/São Caetano do Sul, primeiro colocado pela classe MC4. Grizante levou a medalha de ouro após superar o argentino Juan Ignacio Vicente no sprint final, registrando 2h04min07 para completar os 79,2km de prova. Luiz Antonio Marconi completou o pódio em terceiro.

Johnatan Mineiro pedalou 79,2km em 2h06min35 e conquistou a primeira colocação pela classe MC5. André Luiz Novaes, do Ativo Bike Team, terminou com a medalha de prata, e Roberto Carlos Silva foi bronze.

Legado 

Além de proporcionar intercâmbio entre os competidores e apresentar um ambiente altamente competitivo e profissional, o Circuito Pan-Americano de Paraciclismo também deixa um legado técnico muito importante para o crescimento da modalidade.

Durante a competição, foi realizado um Workshop ministrado pelos comissários UCI, Elaine Siridakys e Iverson Ladewig, voltado para comissários já formados no ciclismo convencional, que receberam aulas teóricas e práticas focadas no paraciclismo, visando à futura formação e atualização de novos comissários para a modalidade.

Os cursos para formação de comissários de paraciclismo estão previstos para o próximo ano e serão divulgados com antecedência por meio do site da confederação.

Circuito Pan-Americano

A prova foi válida pela classe C1 do ranking mundial. Os primeiros colocados, além do título de campeão, estarão somando pontos importantes na briga pela classificação paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020.

Com a realização do Circuito Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada 2018 e o Campeonato Brasileiro, que será em novembro, o calendário de realizações da CBC fecha a temporada com cinco eventos válidos no ranking mundial da UCI. Os outros eventos foram: o Mundial de Paraciclismo de Pista, realizado em março, no Rio de Janeiro, seguido por duas etapas da Copa Brasil, disputadas em Indaiatuba e Leme, nos meses de abril e junho, respectivamente.

O Circuito Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada etapa Brasil é uma organização e realização da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

Com informações da CBC.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery