No último dia da Copa Tango Paralímpica, nada menos do que 16 brasileiros puderam subir ao pódio. Neste domingo, 24, em Buenos Aires, capital da Argentina, sete times do país conquistaram medalhas nos torneios de equipes, sendo três pratas e quatro bronzes.
Somando as medalhas dos torneios individuais, encerrados no sábado, foram 18 medalhas na Argentina: dois ouros, sete pratas e nove bronzes. Os resultados também devem ter reflexo na próxima atualização do ranking mundial paralímpico.
Thais Severo, que venceu o torneio individual das classes 2-5, desta vez ficou com a prata, jogando com Carla Maia. As brasileiras ficaram em segundo lugar no grupo único, com duas vitórias e uma derrota.
Os homens foram os responsáveis pelas outras duas pratas. Na disputa das classes 1-2, Aloisio Lima, Lacordaire Segundo e Ronaldo de Souza passaram invictos até a decisão do título, quando caíram para o time formado pelo chileno Luis Bustamante Flores e o cubano Yunier Izquierdo. Na classe 3, Fabio Silva e Jean Carlos Padilha caíram na decisão para outro time misto, formado pelo venezuelano Roberto Orozco e o uruguaio Gonzalo Acosta.
Os quatro bronzes foram de andantes, todos masculinos. No torneio das classes 6-7, foram dois: Kaike Medina e Goutier Rodrigues perderam uma semifinal para a equipe chilena, com Ignacio Orostica, Osvaldo Navarrete e Luis Hernandez, enquanto Gilberto Onofre e Paulo Henrique Fonseca caíram na outra semifinal, para os japoneses Kazuya Kaneko, Kosuke Hemmi e Hiromoto Kita, que acabaram sendo campeões.
Na classe 8, mais um bronze, com Gabriel Takeshi e Renato Saletti ficando em terceiro lugar no grupo único da disputa. Nas classes 9-10, Claudio Massad, campeão do torneio individual, teve a companhia de Alexandre Alfon e Guilherme Ifanger. Os brasileiros foram derrotados na semifinal pelos chilenos Manuel Echaveguren e Cristian Cappillo.
Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)