Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atletas fazem retrospectiva do Parapan de Lima na Live Paralímpica desta quarta

A Live Paralímpica desta quarta-feira, 19, fará uma retrospectiva dos Jogos Paralímpicos de Lima 2019, um ano após o evento em que o Brasil liderou o quadro de medalhas pela quarta vez consecutiva (Rio 20017, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019). O bate-papo será às 18h30 na página oficial do Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).  

Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. A transmissão desta quarta contará com a participação do nadador Phelipe Rodrigues, da judoca Giulia Pereira e da velocista Jerusa Geber.

No Parapan de Lima, o Brasil conquistou 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze, e ficou no primeiro lugar do quadro geral do evento. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan. Ao todo, 248 atletas foram premiados nos 10 dias de competição.  

O nadador pernambucano Phelipe Rodrigues, da classe S10, foi o maior medalhista brasileiro com oito medalhas. Phelipe tem má-formação congênita no pé direito e começou a nadar aos quatro anos por recomendação médica e, atualmente, é um dos principais nomes da natação brasileira.   

LEIA MAIS
Entenda como funcionam as próteses no esporte paralímpico
Plataforma de exercícios on-line do CPB promove qualidade de vida a pessoas com deficiência de todo país

Já a paulista do Guarujá Giulia Pereira foi a responsável por levar o judô brasileiro ao alto do pódio no primeiro dia de disputas na capital peruana. A judoca de 19 anos é da categoria até 47 quilos, mas teve de competir com atletas até 52 quilos, por falta de concorrentes em sua classe de peso. Ela nasceu prematura, no quinto mês de gestação, e com 30% da visão, e, ao passar dos anos, perdeu a visão gradativamente.  

A velocista Jerusa Geber, da classe T11 (para cegos) consagrou-se campeã parapan-americana nos 100m e nos 200m. Alguns meses após o Parapan de Lima 2019, ela repetiu a medalha dourada na prova mais rápida do atletismo no Mundial de Dubai e tornou-se a primeira atleta cega a correr os 100m em menos de 12s.  

Time São Paulo 
Os atletas Jerusa Geber e Phelipe Rodrigues são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.  

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível  
O atleta Phelipe Rodrigues é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.   

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery