Em comemoração ao marco de um ano para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, adiados devido à pandemia de Covid-19, a Live Paralímpica desta quarta-feira, 26, reunirá atletas e departamento técnico para conversarem sobre as expectativas para os Jogos na capital japonesa. O bate-papo acontecerá na página oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook às 18h.
Participam dessa transmissão o velocista Petrúcio Ferreira, o mesa-tenista Paulo Salmin, a taekwondista Silvana Fernandes e o diretor técnico do CPB, Alberto Martins. Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19.
Com o adiamento dos Jogos, o mundo ganhou mais um ano para se preparar para o maior evento paradesportivo do planeta. A cerimônia de abertura está agendada para o dia 24 de agosto de 2021. Até este momento, o Brasil possui vaga garantida em 14 modalidades.
LEIA MAIS
Confira 10 fatos sobre a delegação brasileira a um ano dos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Terceira aula do Movimente-se marca um ano para os Jogos Paralímpicos de Tóquio
Ricardinho, do futebol de 5, representará Brasil em live mundial do IPC desta terça
O velocista Petrúcio Ferreira, da classe T47 (para amputados de braço), tornou-se o atleta paralímpico mais rápido do mundo no ano passado com 10s42 no Mundial de atletismo em Dubai. Na ocasião, ele conquistou o ouro nos 100m e nos 400m. O velocista também é o atual campeão paralímpico em sua classe nos 100m.
O mesa-tenista Paulo Salmin está com o passaporte carimbado para a competição na capital japonesa após o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Salmin é um dos 10 atletas do tênis de mesa detentores das únicas vagas nominais do Brasil em Tóquio. Ele possui uma má-formação congênita na perna direita e compete na classe 7.
Em março deste ano, a taekwondista Silvana Fernandes (categoria até 58kg) venceu o torneio qualificatório das Américas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A vitória daria ao Brasil mais uma vaga no parataekwondo no maior evento paradesportivo do planeta. Devido à pandemia, algumas vagas ainda estão em processo de confirmação. Silvana tem má-formação congênita no braço direito e compete na classe K44 e conquistou a medalha de ouro no Parapan de Lima, no ano passado.
O diretor técnico do CPB, Alberto Martins, foi o responsável pela missão brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e será o chefe de missão em Tóquio. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele também foi chefe de missão em outras três edições do Parapan (Cidade do México 1999, Mar Del Plata 2003 e Rio 2007) e três Jogos Paralímpicos (Sydney 200, Atenas 2004 e Pequim 2008).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Paulo Salmin e Petrúcio Ferreira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)