Dentre os campeões, destaque para alguns jogadores que estão ou já estiveram na Seleção Brasileira da modalidade. São os casos de Maciel Santos, ouro no masculino BC2 (atletas que não recebem assistência); Natali de Faria, ouro no feminino BC2; Evelyn de Oliveira, ouro no feminino BC3 (atletas que usam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outras pessoas); Marcelo dos Santos, ouro no masculino BC4 (atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência); Mateus Carvalho, ouro no BC3 masculino; Andreza Vitória, ouro no feminino BC1 (atletas que podem solicitar auxílio); José Carlos Chagas, ouro no masculino BC1; e Ercileide da Silva, ouro no feminino BC4.
Outros jogadores da Seleção subiram ao pódio em Uberlândia. São eles: Evani Calado, prata no feminino BC3; Eliseu dos Santos, prata no masculino BC4; Iuri da Silva, bronze no masculino BC2; e Josiane Batista, prata no feminino BC4.
Além de atletas que já possuem experiência internacional, o Brasileiro também contou com a presença de jovens, a exemplo de André Martins, 19, nono colocado no masculino BC4. André é campeão brasileiro de jovens e aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 8 a 17 anos.
O torneio em Uberlândia foi o primeiro de alguns atletas da Seleção após o Desafio Internacional de bocha paralímpica, em Roma, no início de setembro. À ocasião, o Brasil fechou o evento com cinco medalhas no total: uma de ouro, três de prata e uma de bronze.
Após o término do Brasileiro, a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), entidade responsável pela bocha paralímpica no Brasil, iniciou um torneio intermediário àqueles que não subiram ao pódio no campeonato principal.
Confira os resultados do Brasileiro de bocha paralímpica:
BC1 – FEMININO
Andreza Vitória (UFP) – ouro
Suellen Araújo (SES) – prata
Maria de Fátima de Sousa (SES) – bronze
BC2 – FEMININO
Natali Mello de Faria (APB) – ouro
Bianca Gonçalves Ribas (ADF) – prata
Talita Júlia de Souza (APP) – bronze
BC3 – FEMININO
Evelyn Vieira de Oliveira (SES) – ouro
Evani Soares Calado (APT) – prata
Alice Ribeiro da Silva (APO) – bronze
BC4 – FEMININO
Ercileide Laurinda da Silva (AFU) – ouro
Josiane Batista da Silva (SES) – prata
Roberta da Conceição Silva (AND) – bronze
BC1 – MASCULINO
José Carlos de Oliveira (ADE) – ouro
André Luiz Barroso Filho (ADD) – prata
Guilherme Germano Moraes (SME) – bronze
BC2 – MASCULINO
Maciel de Sousa Santos (SME) – ouro
Cristiano Pereira Silva (APU) – prata
Iuri Tauan S da Silva (APN) – bronze
BC3 – MASCULINO
Mateus Rodrigues Carvalho (CDD) – ouro
Rubens de Oliveira Junior (APP) – prata
Danilo Xavier de N Santos (SES) – bronze
BC4 – MASCULINO
Marcelo dos Santos (ADF) – ouro
Eliseu dos Santos (APP) – prata
Ivanildo Pereira de Souza (APO) – bronze
Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Andreza Vitória, José Carlos Chagas, Maciel Santos e Mateus Carvalho são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)