O par formado por Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio após vencer a dupla turca por 3 a 2 na decisão. Esse foi o único ouro brasileiro no torneio. Já na final por equipes, o trio do país acabou superado pelo time de Hong Kong por 8 a 3.
“Estou muito feliz com o resultado. Claro que precisamos corrigir algumas coisas para chegar bem ao Mundial, mas estou confiante. Essa competição, em Roma, teve um nível muito bom e agora vou me preparar ainda mais até o final do ano”, disse Mateus, refereindo-se ao Mundial de bocha paralímpica, que ocorrerá no próximo mês de dezembro, no Rio de Janeiro.
Individuais
Anteriormente, a Seleção Brasileira já havia conquistado três medalhas nas disputas individuas na competição. Foram duas pratas e um bronze.
No masculino, Mateus Carvalho, da classe BC3 (jogadores que usam instrumentos auxiliares e podem ser ajudados por outra pessoa), ficou com a prata após perder a final para Tak Wah Tse, de Hong Kong, por 4 a 1. Na mesma classe, mas no feminino, Evelyn Oliveira conquistou a medalha de bronze. Após perder a semifinal para Yuen Kei Ho, também de Hong Kong, por 3 a 2, a brasileira venceu a australiana Jamieson Leeson, por 5 a 4, na disputa pelo terceiro lugar.
A outra medalha do Brasil foi conquistada por Andreza Vitória, prata na classe BC1 (opção de auxílio de ajudantes). Na final, ela foi derrotada pela espanhola Amagoia Arrieta por 3 a 2.
Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Andreza Vitória, Maciel Santos e Mateus Carvalho são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)