Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atletas buscam reduzir centésimos no Circuito Loterias Caixa de natação, última Seletiva para Paris

Ana Karolina celebra na piscina do CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Circuito Loterias Caixa de natação, que será disputado de quinta-feira, 16, a sábado, 18, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, oferecerá a última oportunidade para nadadores brasileiros reduzirem os centésimos que faltam para que consigam nadar abaixo do índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição contará com 274 atletas representando Clubes de 16 estados e do DF (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MG, PA, PR, RJ, RS, RO, RR, SC, SP e SE). As finais da competição, às 17h dos três dias, terão transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do CPB.

Esta é a segunda e última Seletiva da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris. A primeira foi o Open Internacional de natação, também no CT Paralímpico, de 2 a 4 de maio. À ocasião, 27 nadadores, 15 homens e 12 mulheres, conseguiram tempos melhores do que o índice. O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB, listados neste documento. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.

Entre os inscritos para o Circuito estão medalhistas mundiais que ficaram muito próximos da marca exigida pelo CPB. Para o paulista Ruan Souza faltaram apenas três centésimos para bater o índice no Open Internacional de natação. O atleta completou a prova dos 100m peito da classe SB9 (comprometimento físico-motor) em 1min10s32, enquanto a marca estabelecida pelo CPB era de 1min10s29.

“Minha participação na última competição foi satisfatória. Claro que gostaria de ter saído com o índice. Faltou pouquíssima coisa. Mas, pelo jeito como nadei, foi muito bom. Ter essa oportunidade de uma segunda Seletiva é muito importante para a gente. Eu e mais atletas estaremos brigando por isso e vou para buscar o meu melhor”, afirmou Ruan, bronze no revezamento 4x100m medley no Mundial de Manchester 2023.

Outro nadador que se aproximou da marca estabelecida pelo CPB foi o paulista Guilherme Batista, medalhista de bronze no revezamento 4x100m medley no Mundial de Manchester 2023. O atleta marcou o tempo de 1min09s63 na prova dos 100m peito da classe S13 (baixa visão), enquanto o índice para os Jogos de Paris era de 1min09s05. “A expectativa está muito grande, visto que fiquei muito perto do marca. A gente trabalha com detalhe. Estou muito animado para aproveitar essa nova chance que tenho para conquistar meu espaço na Seleção Brasileira e trabalhei muito para isso”, afirmou Guilherme, que tem a doença de stargardt, que causa comprometimento em sua visão.

Outra atleta que terá uma nova oportunidade para conquistar o índice será a mineira Ana Karolina Soares, da classe S14 (deficiência intelectual). A nadadora completou os 100m costas em 1min09s97, um pouco acima dos 1min09s31 necessários. “Agora estou me preparando para chegar nadando muito forte no Circuito. Quero chegar a Paris e nadar o máximo de provas possíveis para trazer muitas medalhas para o Brasil”, afirmou Ana Karolina, bronze no revezamento 4x100m livre e no revezamento 4x100m medley no Mundial de Manchester.

Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou o quadro de medalhas da modalidade, ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de natação
Datas:
16 a 18 de maio, a partir das 9h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
A atleta Ana Karolina Soares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Ana Karolina Soares é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery