A busca pelo índice de classificação para o Mundial de atletismo em Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio, será uma das principais motivações para os atletas participarem da 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt da modalidade, que acontece neste domingo, 03, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. A competição é dirigida e organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O evento reunirá 114 atletas paralímpicos, sendo 72 homens e 42 mulheres, e 63 olímpicos para competir em provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, e saltos em distância, triplo e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco e club).
Para compor a Seleção Brasileira de atletismo que disputará o Mundial de Kobe, os atletas que ainda não têm índice A em suas provas terão ainda mais duas oportunidades de atingir a marca: neste domingo, na 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt, e nos dias 16 e 17 de março, na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. A 1ª etapa do Desafio, realizada no último domingo, 25, foi a primeira chance.
“O Desafio é uma competição muito importante para o calendário paralímpico. Podemos competir com atletas olímpicos e fazer marcas muito boas. Estamos muito próximos do índice para poder nos classificar para o Mundial. Estamos com um trabalho muito bom com a nossa comissão técnica do CPB. Então, a expectativa está lá em cima, estamos muito entusiasmados e, com certeza, sairão bons resultados”, afirmou o fluminense Fábio Bordignon, da classe T35 (paralisados cerebrais) e um dos competidores que estará em busca da classificação para a competição no Japão.
O medalhista de bronze nos 100m e 200m no Mundial Paris 2023 fez 12s74 na prova dos 100m na primeira etapa do Desafio, no último domingo. Segundo os critérios de entrada para o Mundial de Kobe que foram elaborados pelo Departamento Técnico e a Coordenação Técnica de atletismo do CPB, o índice A dos 100m T35 é de 12s16.
O Desafio CPB/CBAt contará também com a presença de medalhistas paralímpicos e mundiais, como a baiana Raissa Machado, prata no lançamento de dardo F56 (cadeirantes) no Mundial Paris 2023 e nos Jogos de Tóquio 2020, o paulista Alessandro Silva, tricampeão mundial e bicampeão paralímpico no lançamento de disco F11 (deficiência visual), o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco F56 (que competem sentados) no Mundial Paris 2023 e Santiago 2023, e a paraense Fernanda Yara, atual campeã parapan-americana e mundial nos 400m T47 (amputados de braço), entre outros.
A temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá, além da realização do Mundial de Kobe, os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o desafio CPB/CBAt podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Desafio CPB/CBAt
Data: 03 de março, a partir das 7h30
Local: CT Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)