Parte da delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 entrou na Vila Paralímpica neste sábado, 26, horário local da China.
Os atletas do esqui cross-country e comissão técnica chegaram a China e, após procedimentos sanitários obrigatórios no aeroporto de Pequim, se dirigiram a Vila Paralímpica em Zhangjiakou, área das competições da modalidade e do snowboard.
O Brasil ocupa um andar inteiro de um dos prédios da Vila Paralímpica, devidamente caracterizado com a nova identidade visual do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Gostei muito da vila. Os quartos são espaçosos e já ganhamos alguns mimos da organização do evento. Não conhecemos todas as instalações ainda, pois tivemos que ficar no quarto até sair o resultado do teste PCR de Covid-19”, contou Aline Rocha, única atleta mulher do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022.
Fotos: arquivo pessoal
Com treinamentos específicos na neve desde dezembro, para este domingo, 27, estão previstos treinos de mobilidade com a equipe de fisioterapia e mental com a psicologia, além de um reconhecimento das montanhas pela equipe técnica.
O snowboarder André Barbieri e seu técnico serão os últimos da equipe brasileira a entrar na Vila Paralímpica, na próxima terça-feira, 1º de março.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 está marcada para a próxima sexta-feira, 4, e será realizada no Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro, na capital chinesa.
Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 serão a terceira participação brasileira no evento e contará com o maior número de atletas da história: seis – Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos, pelo esqui cross-country, e André Barbieri, pelo snowboard. Confira aqui o Guia de Imprensa com os perfis dos atletas.
O melhor resultado do Brasil, até agora, foi sexta colocação na prova de 15km do esqui cross-country com Cristian Ribera em PyeongChang 2018.
O programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno contempla as modalidades disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e os esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)