O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) abriu a votação popular para a categoria Atleta da Galera na última segunda-feira, 4. O esportista eleito será revelado e homenageado no dia 14 de dezembro, daqui a uma semana, durante a 12ª edição do Prêmio Paralímpicos. O evento será realizado no Tokio Marine Hall, na capital paulista, e transmitido pelos canais SporTV, a partir das 20h.
A votação na categoria Atleta da Galera é aberta ao público por meio deste link até a noite da cerimônia . Neste ano, os concorrentes são: Alessandro Silva (atletismo), Brenda Freitas (judô), Mariana D’ Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores.
Ainda no dia 14 de dezembro, os ganhadores de outras nove categorias também serão anunciados: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
Já um dia antes, 13 de dezembro, a partir das 19h, serão entregues troféus para os atletas vencedores em cada uma destas 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Saiba mais sobre todas as categorias do Prêmio.
A categoria Atleta da Galera é a única aberta para a votação popular. Os ganhadores das outras categorias foram eleitos por uma comissão interna do CPB.
Imprensa
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está com o credenciamento aberto a profissionais de imprensa para a cobertura da 12ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa. O evento, que vai homenagear os melhores atletas da temporada 2023, ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, no Tokio Marine Hall, na capital paulista. A presença de jornalistas, no entanto, só será permitida no dia 14.
O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, até o dia 12 de dezembro, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo para qual realizará o trabalho.
Na data do evento, a entrada dos profissionais será feita pela lateral do Tokio Marine Hall, por meio de um acesso exclusivo e identificado com o letreiro “imprensa”. Ao entrar na casa, eles serão atendidos pela equipe de credenciamento e poderão subir ao mezanino, espaço onde deverão permanecer até o fim da cerimônia. Fotógrafos e cinegrafistas, com exceção aos contratados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, não poderão circular no ambiente reservado aos convidados durante a solenidade.
Indicados para a categoria Atleta da Galera:
ALESSANDRO DA SILVA
@gigantealeoficial
Nascimento: 28/08/1984, Santo André (SP)
Classe: F11
História: Alessandro se tornou deficiente visual total por conta da toxoplasmose. Conheceu o esporte paralímpico por meio de um ex-professor que o apresentou à prova de arremesso.
Principais conquistas em 2023: Ouro no lançamento de disco e arremesso de peso nos Jogos Parapan de Santiago 2023; ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso no Mundial Paris 2023.
BRENDA FREITAS
@brendafreitasjudo
Nascimento: 09/05/1995, Rio de Janeiro (RJ)
Classe: J1
Categoria: Até 70kg
História: Brenda perdeu a visão aos 18 anos, após um trauma provocado por herpes emocional. Começou no judô em 2018, depois de ter praticado muay thai. Ingressou na Seleção em 2022.
Principais conquistas em 2023: Ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze nos Jogos Mundiais da IBSA 2023.
MARIANA D’ANDREA
@maah_dandrea
Nascimento: 12/02/1998, Itu (SP)
Categoria: Até 73 kg/79 kg
História: Mariana tem nanismo. Seu atual técnico, Valdecir Lopes, a viu na rua, em 2015, e a convidou para praticar halterofilismo.
Principais conquistas: Ouro na categoria até 73 kg e bronze por equipes mistas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.; ouro na categoria até 79 kg no Mundial de Dubai 2023;
RICARDO MENDONÇA
@ricardomendonca31
Nascimento: 31/01/1990, Natividade (RJ)
Classe: T37
História: Ricardo sofreu um acidente em 2014 que deixou sequelas no braço e perna direitos. Ele começou no esporte paralímpico apenas em 2019 e no começo de 2021 passou a treinar no Centro de Referência que funciona no CT Paralímpico, em São Paulo.
Principais conquistas: Ouro nos 100m e 200m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro nos 100m e nos 200m e bronze no revezamento 4x100m misto no Mundial Paris 2023.
SAMUEL DE OLIVEIRA
@samukasuperaofc
Nascimento: 28/08/2005, São Paulo (SP)
Classe: S5
História: Aos nove anos, Samuel precisou amputar os dois braços, na altura do ombro, após levar uma descarga elétrica de 13 mil volts ao tentar tirar uma pipa de uma árvore com uma barra de ferro e ter encostado nos fios de alta tensão de um poste que estava próximo.
Principais conquistas em 2023: Ouro nos 50m, 100m, 200m livre, 50m borboleta, revezamento 4x50m livre e medley – 20 pontos nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro nos 50m borboleta e bronze nos 50m livre no Mundial de Manchester 2023.
Serviço
12ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa
Dias: 13 e 14 de dezembro
Horário: a partir das 19h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é patrocinado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)