Dois nadadores paralímpicos participaram nesta segunda-feira, 18, do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, principal competição nacional da natação olímpica. Andre Brasil e Phelipe Rodrigues completaram os 100m livre em 52s14 e 52s97, respectivamente. A dupla da classe S10 costuma competir em provas contra nadadores sem deficiência como forma de preparação para grandes eventos.
Andre e Phelipe competirão, a partir de sexta-feira, 22, no Open Internacional Caixa Loterias, também no Rio de Janeiro, competição que vale para tomada de índices que definem os convocados para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, em setembro.
Após a prova desta manhã, Andre contou os planos que pretende seguir até setembro, para brigar por medalhas no mais importante evento paralímpico do mundo.
“Eu queria um 51s, não vou enganar. Eu venho treinando pesado e esta não é uma competição que venho com grandes objetivos. Mas a parte do processo que tenho que passar para ir até os Jogos está sendo feita e esse tempo já me qualificaria para isso. Gostei de ter nadado em 52s, mas a gente sempre quer um pouco mais. Estava em um treino de 21 dias seguidos nos Estados Unidos, então estou bem cansado. Eu tenho uma margem de erro e fiz os primeiros 50m abaixo do que esperava. De repente se eu fizer alguns ajustes nessa parte eu consigo chegar abaixo dos 51s”, completou.
O nadador ainda elogiou a piscina do parque olímpico, que vai receber as provas da modalidade nos Jogos Olímpicos e nos Paralímpicos. “É um verdadeiro caldeirão. A torcida fica muito perto e, como dizemos no futebol, o torcedor será nosso “jogador”. Estaremos em casa”, completou.
Andre e Phelipe ainda voltam a nadar os 50m livre no Troféu Maria Lenk. Os dois também são favoritos nas disputas da classe S10 no Open Internacional.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)