No primeiro confronto entre Brasil e Argentina em esportes coletivos no Parapan de Jovens, em São Paulo, os argentinos saíram vitoriosos. Em partida válida pelo grupo A do futebol de cinco, Dahuan Lopez marcou o único gol do jogo no fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Brasil seguiu pressionando em busca do empate, mas parou na organizada defesa argentina. Faltando um minuto para o fim da partida, a seleção da Argentina cometeu a sexta falta coletiva, o que levou os brasileiros à marca do pênalti, como manda a regra. No entanto, a bola bateu no travessão. A pressão permaneceu até o apito final, mas a seleção de Germán Márquez saiu com os três pontos.
– Foi um excelente trabalho de equipe e do treinador. Isso que nos levou à vitória. Somos uma equipe, jogamos todos muito bem. Fico feliz pelo gol, é claro, mas poderia ter sido qualquer um. Estamos indo passo a passo rumo ao ouro. Mas é emocionante ganhar do Brasil. Indescritível – afirmou o atleta argentino Dahuan Lopez.
Ainda que tenha perdido o primeiro jogo, o Brasil segue com chances de ouro na competição. De acordo com o regulamento do Parapan de Jovens, todas as equipes jogarão entre si e, depois de finalizadas as partidas, o melhor colocado disputará a final contra o segundo e o terceiro e o quarto duelarão pela medalha de bronze.
– Nosso objetivo é preparar os atletas para a seleção principal. Queremos ser campeões, mas vamos observar os adversários e ter uma cautela com nossos atletas, porque o objetivo sempre é a seleção principal – disse o técnico Fábio Vasconcelos, que também treina a equipe que disputa a Paralimpíada.
Cerca de 800 atletas entre 13 a 21 anos de 19 países participam dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. O programa da competição conta com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
A última edição dos Jogos foi em Buenos Aires, na Argentina. Nessa ocasião, o evento recebeu 631 atletas de 16 países para competir em 10 modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas desse evento com 209 pódios, sendo 102 de ouro.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)