A delegação brasileira de tênis de mesa encerrou sua participação no Aberto Paralímpico da França com as partidas de duplas neste sábado, 11. Nessa competição, o Brasil obteve uma medalha de ouro, com a catarinense Bruna Alexandre, na classe 10.
Com o fim dos duelos da fase de grupos, cinco duplas com atletas brasileiros avançaram às fases eliminatórias em Saint-Quentin-en-Yvelines. Na MD18, Paulo Herique Fonseca recebeu a parceria do chinês Hao Ding. A dupla foi superada nas oitavas de final pelos franceses Thomas Bouvais e Mateo Boheas: 3 sets a 0. Ainda na fase 16 avos de final, Ryan Santos e Matheus Freitas enfrentaram Mio Wagner (Alemanha) e Edgar Empis (França), com novo revés: 3 sets a 1.
Outras duas duplas brasileiras foram superadas nas oitavas de final, com derrotas por 3 sets a 0: Juliana da Silva e Maycon Oliveira (XD7) e Karina Becker e Matheus Freitas (XD17). Os duelos foram contra Yayang Gunaya e Osrita Muslim (Indonésia) e Bjoern Schnake e Marlene Reeg (Alemanha), respectivamente.
Nas duplas MD8, Maycon Oliveira jogou ao lado de Ibrahim Alhassan (Arábia Saudita). Na fase 16 avos de final, derrota por 3 sets a 1 para Francois Geauljans (França) e Stephane Martins (Portugal). Já Juliana Silva não conquistou classificação na fase de grupos de WD5 jogando ao lado da francesa Sophie Olivier.
“A maior parte da nossa delegação é jovem e a experiência em um evento fator 40 foi super importante. Foi a primeira competição desse nível para muitos aqui. Além disso, tivemos o ouro da Bruna Alexandre, na classe 10, que foi muito importante, pois ela precisava denfender seus pontos contra as atletas da China. Além da vitória contra a atleta da Turquia, que está logo atrás dela no ranking. Bruna enfrentou e superou essa pressão”, explicou o treinador Paulo Camargo.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Patrocínio
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)