Neste sábado, 30, a Seleção Brasileira de triatlo participou da etapa de Isseo do World Paratriathlon Series, o circuito mundial da modalidade. A competição na distância sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) foi uma das mais competitivas da temporada e os atletas do velho continente acabaram dominando o pódio.
Marcelo Collet conquistou o melhor resultado do Brasil, quinto lugar com o tempo de 1h08min35, na categoria PTS4, que teve ainda Jorge Fonseca na sexta posição com 1h09min18. Carlinhos Viana (PTS5) foi o brasileiro mais rápido a concluir o percurso em 1h04min03, mas ficou em sexto lugar. Já Fernando Aranha (PTWC) foi o sétimo colocado com 1h12min19, enquanto André Barbieri (PTS2) terminou na nona posição com 1h18min04.
“Essa prova de Iseo, juntamente com a de Yokohama, que ocorreu no mês de abril, e a próxima parada em Edmonton, no Canadá, são as etapas que mais somam pontos para o ranking mundial e logicamente atraem os atletas mais fortes da modalidade. Acredito que todos foram muito bem diante de adversários de alto nível. Agora é fazer os ajustes finais para garantir a classificação para a Grande Final do Mundial em setembro”, avalia Rivaldo Martins, gerente de Paratriathlon da CBTri.
A equipe brasileira agora retorna para o Complexo Desportivo de Rio Maior, em Portugal, onde estava desde o dia 23 de junho, uma das instalações esportivas mais modernas do mundo, para mais algumas semanas de treinamento. Após o intercâmbio, entre os dias 27 e 29 de julho, o grupo disputa a última etapa da Paratriathlon World Series, em Edmonton, no Canadá.
Time São Paulo
O atleta Carlos Viana é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
*Com informações da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)