Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Apace e Maestro farão a final do Brasileiro de futebol cegos neste domingo; SporTV transmite

Maestro e APACE fazem final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos neste domingo, 13, às 9h. A partida será transmitida pelo SporTV. Foto: Taba Benedicto/ CBDV.

A final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos Série A 2022 está definida. Apace-PB e Maestro-PR venceram Agafuc-RS e AMC-MT, respectivamente, nas semifinais deste sábado, 12, e se garantiram na decisão da competição, que acontecerá neste domingo, 13, às 09h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O SporTV transmite ao vivo. No mesmo dia, Agafuc e AMC disputarão o terceiro lugar, às 10h15.

Agafuc e Apace se enfrentaram no primeiro jogo do dia, numa reedição da final da última edição. Atual tetracampeã, o time gaúcho mantinha a melhor campanha da competição, com cinco vitórias em cinco jogos, 16 gols marcados e nenhum sofrido. Do outro lado, a equipe paraibana vinha de duas vitórias e três empates, com direito a uma classificação emocionante nos pênaltis contra a Acergs-RS nas quartas de final.

Com plantéis recheados de craques nas duas equipes, o jogo foi disputado do início ao fim. Também pelo retrospecto, foi a Agafuc quem tomou a iniciativa do jogo e chegou mais ao ataque. No entanto, poucos chutes acertaram o gol. O placar ficou zerado até o fim e a decisão teve que ir para a disputa de pênaltis. As equipes desperdiçaram as cinco primeiras cobranças. No último penal, Maicon converteu e deu a vitória à Apace.

“É um momento de muita emoção. É preciso ter equilíbrio total e bastante concentração a todo o momento, no decorrer do jogo e na hora dos pênaltis. Tudo isso é base de treino e estamos sempre preparados para qualquer circustância. Estou muito feliz com esse momento, em mais um ano chegar numa final. Vamos firme para a final, com muita dedicação e foco”, disse Maicon, que converteu o pênalti decisivo nas quartas e na semi.

Tradição x novidade na final
A Apace vai em busca de seu quinto título brasileiro. A equipe foi campeã nos anos de 1998, 1999, 2000 e 2006, todos antes do início da gestão da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. Se de um lado há a tradição, do outro, há a novidade. Os paraibanos enfrentarão na decisão um time novato, que chega a uma final nacional pela primeira vez em sua história. O Maestro disputa a Série A pela segunda vez e conseguiu a vaga na decisão após derrotar a AMC por 1 a 0, com gol de Guegueu.

Apesar de novo, o time curitibano conta com um elenco recheado de estrelas, que incluem os pentacampeões paralímpicos Cássio, Guegueu, Jefinho e Tiago Paraná. Além disso, tem no banco de reservas o lendário Gerson Coutinho, técnico que conquistou sete títulos nacionais pelo ICB-BA. O Maestro foi o segundo melhor da fase de classificação, com três vitórias e um empate, e bateu a Escema nas quartas. Na semi, teve o controle do jogo e fez o gol no segundo tempo.

“É a primeira vez que chegamos em uma final, a segunda que disputamos uma semi. Ano passado, não deu certo, mas neste alcançamos o primeiro objetivo traçado, que é chegar na decisão. É uma emoção muito grande estar em um time grande como o Maestro e termos essa raça dentro da quadra. Queremos sempre estar disputando o título”, falou Guegueu, herói da classificação paranaense.
 
A final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos Série A 2022 acontecerá neste domingo, 13, às 09h, com transmissão do SporTV. Pouco mais tarde, será a vez da disputa do terceiro lugar, às 10h15, com Agafuc e AMC. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery