Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Andreza Vitória faz 1º treino com Seleção Brasileira de bocha no CT Paralímpico após título mundial

Andreza Vitória realiza arremesso durante treino no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Doze atletas da Seleção Brasileira de bocha estão reunidos até esta terça-feira, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Iniciada no último dia 23, esta é a primeira etapa de treinamento da Seleção neste ano. 

Entre os atletas convocados para o período das atividades, está a pernambucana Andreza Vitória, de 22 anos, que tem feito os primeiros treinos no CT Paralímpico após a conquista do título da Copa do Mundo disputada no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado pela classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar).

“Vamos intensificar os treinos para manter o alto nível do ano passado. Agora, serei o alvo principal dos adversários”, afirmou a atleta. 

Em 2023, os principais desafios de Andreza e da Seleção Brasileira de bocha serão os Jogos Parapan-Americanos de Santiago do Chile, em novembro, e as etapas da Copa do Mundo disputadas em Portugal, no Canadá e no Brasil.

E, para lidar com esses novos compromissos esportivos, o técnico de Andreza, Maurílio Tenório, busca aumentar a variedade de estratégias para o jogo da atleta.

Para ele, treinar no CT Paralímpico é importante porque o espaço dá acesso a uma estrutura de quadra semelhante à utilizada em campeonatos internacionais.

Andreza foi diagnosticada aos dois anos de idade com a Síndrome de Leigh, uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central. Ingressou na bocha em 2015 e, no ano seguinte, conquistou o segundo lugar nas Paralimpíadas Escolares e, em 2017, chegou a ser campeã pela classe BC2

Seleção

Conquistar medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos será o principal objetivo da Seleção Brasileira neste ano, segundo Vitor Pereira, supervisor técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

A competição garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio para equipes nacionais apenas para pares BC3 e BC4 e equipes BC1/BC2.  

Já para a classificação individual para os Jogos Paralímpicos, os atletas precisam garantir boas posições ranking mundial, mantendo um bom desempenho nas disputas realizadas ao longo do ano.

A principal mudança na equipe está na renovação da classe BC4, com duas novidades. Juntaram-se à Seleção Iara Ferreira e Kleverton Luiz Favaretto. Já a atleta Josiane da Silva, que chegou ao grupo em 2022, terminou o Mundial na sétima colocação.

Patrocínios
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery