Alunos de projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) conquistaram oito medalhas na Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico na sexta-feira, 4, e sábado, 5. Foram um ouro, duas pratas e cinco bronzes.
Três das medalhas, incluindo a dourada, foram obtidas por Lucas Julião, aluno do projeto Reabilitar, que promove atividades esportivas para pessoas com deficiência atendidas por centros de reabilitação. Ele ficou no lugar mais alto do pódio na espada A (atletas com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento), além do bronze no florete e no sabre.
Outros dois participantes do mesmo projeto, Renato Santana e Rafael Tassone, terminaram com a medalha de bronze na disputa da espada B (atletas com menos mobilidade no tronco e menos equilíbrio).
Já as alunas da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro para crianças e jovens, conseguiram uma medalha de prata e dois bronzes. A segunda colocação foi obtida por Erika Melo, na espada feminina A, enquanto os dois terceiros lugares foram de Sabrina Marques, no florete feminino B, e Nicole Santos, na espada feminina A.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)