Alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens com deficiência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Brasileiro de jovens de bocha.
A competição foi disputada de 15 a 21 de abril, no Sesc Portão, em Curitiba (PR), por atletas com idade de 13 a 21 anos. Participaram 64 atletas de 16 estados.
Os títulos vieram com Luiza Vitória Alves da Silva na classe BC3 (atletas que usam instrumento auxiliar e podem receber assistência), considerada melhor atleta da competição, e Gabriel Antunes Serafim, na mesma classe, na chave masculinas. Já a medalha de bronze foi obtida por Luiz Henrique Santiago da Silva, na classe BC4 (atletas com outras deficiências que não contam com opção de auxílio).
A Escolinha, como o projeto também é conhecido, ainda foi representada por João Marcelo Lima Dos Santos, quarto colocado na classe BC3, e Murilo Junqueira, 11º colocado na classe BC2 (.
Em 2023, os alunos da Escola Paralímpica também estiveram no Campeonato Brasileiro de Jovens. Na ocasião, conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
FICHA DE INSCRIÇÃO
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)