Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Alunos da Escola Paralímpica do CPB conquistam seis medalhas no Campeonato Brasileiro sub-17 e sub-20 de atletismo

Alunos da Escola Paralímpica de Esportes do CPB posam para foto durante Brasileiro de atletismo sub-17 e sub-20 | Foto: Ale Cabral / CPB

André Rodrigues, Gabriel Aguiar, João Victor Jacob, Victor Augusto e João Santos, todos alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conquistaram seis medalhas, ao todo, durante a participação no Campeonato Brasileiro de jovens de atletismo, que se encerrou nesta sexta-feira, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

As provas de pista e campo da categoria sub-17 reuniram 63 competidores, enquanto as da sub-20 contaram com 95 atletas. Esta foi a primeira vez que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou um Campeonato Brasileiro da modalidade para esportistas da base.

“Esse evento é fundamental para os jovens. Além deles disputarem com outros atletas da mesma faixa etária, ainda usufruem da estrutura que o CT oferece que não é encontrada em nenhum outro lugar do país”, avaliou Robert Rodrigues, técnico da fase de transição na Escola Paralímpica.

Entre os cinco alunos do projeto do CPB que participaram da disputa, quatro ganharam medalhas: cinco de ouro e uma de bronze. O objetivo desses atletas no Campeonato foi melhorar as próprias marcas em suas respectivas provas, que fazem parte do programa dos Jogos de Paris 2024.

Um dos destaque desse grupo foi o paulista André Henrique, 19,  da classe T20 (para participantes com deficiência intelectual). Ele foi adotado aos 12 anos, em 2015. Um ano após a adoção, o velocista foi diagnosticado com microcefalia. André sempre gostou de esportes, quando seu pai surgiu com a ideia de o inscrever no projeto do Centro de Formação Esportiva.

“Essa foi a minha primeira competição nacional, achei muito legal competir com atletas diferentes e conhecer pessoas de outros lugares”, contou o jovem.

Confira  abaixo o resultado dos alunos no torneio:

André Henrique Rodrigues Ferreira (T20):
BRONZE 400m: 57s87 – Recorde Pessoal
5° LUGAR Salto em distância: 4,79m

Daniel dos Santos Batista (T20):
BRONZE Arremesso de peso: 6,13m – Recorde Pessoal
9° LUGAR 400m: 1m04s60

Gabriel de Sousa Aguiar (T47):
BRONZE 400m: 59s – Recorde Pessoal
6° LUGAR 100m: 12s35 – Recorde Pessoal

João Victor de Oliveira Jacob (T35):
OURO 100m: 14s25
OURO 200m: 28s98 – Recorde Pessoal

Victor Augusto Daniel (T20):
PRATA Arremesso de peso: 7,91m – Recorde Pessoal
7° LUGAR 400m: 1m01s21

João Pedro Dantas Santos (T11):
OURO Salto em distância: 4,35m- Recorde Pessoal
OURO 100m: 12s15

Escola Paralímpica de Esportes

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

CONFIRA AQUI O CATÁLOGO DA COMPETIÇÃO

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery