Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aluno da Escolinha do CPB participa de fase de treinamento sub-23 do vôlei sentado

Foto: Ale Cabral/CPB

Jovens atletas do vôlei sentado se reúnem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a primeira fase de treinamento da equipe de base, sub-23. Ao todo, 12 atletas participam desta etapa e, dentre eles, está João Vitor Marin, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).  

O projeto é idealizado e realizado pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em dez modalidades paralímpicas.  

João Vitor começou no projeto do CPB em 2019 e, desde então, participou de duas Paralimpíadas Escolares (2019 e 2021), foi convidado para o Camping Escolar no fim de janeiro e, agora, participa da fase de treinamento de vôlei sentado sub-23 promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) até o domingo, 13.  

“Fiquei muito feliz em ter sido chamado para esta fase de treinamento. O ritmo está intenso, participei do Camping, que acabou no sábado e no domingo já estava pela equipe sub-23”, contou João Vitor que tem má-formação congênita nas duas pernas, abaixo do joelho, e em quatro dedos da mão direita.  

Antes de praticar o vôlei sentado, o paulistano de 17 anos jogou basquete em cadeira de rodas. Após ser abordado por profissionais do CPB, migrou para o vôlei.  

“No começo, eu achava o vôlei um pouco parado, a movimentação também era bem diferente e difícil para mim, mas fui me acostumando e gostei”, lembrou João Vitor.  

Os técnicos Antônio dos Santos, conhecido como Tony, e Jorge Miranda comandam os treinamentos da equipe de base.   

“Essa é uma proposta antiga da Confederação e, infelizmente, com a pandemia da Covid-19, nós não pudemos realizar antes. O objetivo é realmente fazer a base para que no futuro esses atletas façam parte da Seleção principal”, explicou Jorge Miranda, técnico da Seleção sub-23 de vôlei sentado.  

“É uma garotada nova, estão chegando agora, com pouca experiência no vôlei. Temos atletas com idade entre 14 e 23 anos, então é necessário um treino constante para equiparar o grupo, que já apresentou uma qualidade técnica boa”, completou Antônio dos Santos.   

Ao término da fase de treinamento sub-23, João Vitor retornará as aulas da Escola Paralímpica de Esportes do CPB. Ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva, basta preencher a ficha de cadastro.    

FICHA DE INSCRIÇÃO

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br     

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.      

Patrocínio   
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.    

O vôlei sentado conta com o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery